Ouça: D.D. Dumbo

Interessante projeto do músico australiano se afasta de tudo o que está sendo produzindo agora em seu país e mesmo de muita coisa que está sendo produzida pelo mundo

 1,982 total views

Não é novidade para ninguém que nos últimos anos tem saído muita música boa da Austrália (dos mais diversos estilos), porém nada que se pareça com o som feito pelo D.D. Dumbo, projeto encabeçado por Oliver Perry. Categorizado como Blues Experimental ou ainda Folk Fusion, a produção de Oliver passa longe de ser explicada com tamanha simplicidade, pois acompanha a mistura tendências do Pop, da Psicodelia e ainda de alguns elementos de música tribal e eletrônica. Portanto, uma só palavra que explique exatamente a vastidão desta mistura me parece ser uma busca no mínimo ingênua.

Nomenclaturas a parte, o som do projeto se traduz em diversos experimentalismos com as referências mais ecléticas possíveis – que em alguns momentos pode lembrar o ímpeto experimental de bandas como White Denim. Tanto que, ao se ouvir o que Oliver produziu em quase dois anos, poucas faixas serão semelhantes. O que pode ser bom (no sentido de cada faixa ser uma obra única) e ruim ao mesmo tempo (pois você não encontrará uma faixa igual à outra que você gostou).

Por tudo o que foi dito até agora, a sonoridade parece ser algo intransponível e extremamente difícil, não é? Mas, ao ouvir qualquer faixa, essa impressão logo será desfeita. E nada melhor do que começar com seu single de mais sucesso: Tropical Oceans. Já a faixa I Woke Up Covered In Sand aposta em uma mistura diferente, usando outros elementos e proporções diferentes, resultando em uma faixa completamente diferente.

Surgido em meados de 2012, o projeto acumula ainda poucas músicas, porém todas de grande qualidade e com essa característica de desafiar o ouvinte a cada novo single. O resultado deste ano e pouco de trabalho foi traduzido em uma pequena obra, um EP autointitulado lançado em agora em novembro. Composto por cinco faixas (incluindo um cover obscuro para Crying, de Roy Orbison), este pequeno compilado mostra as mais variadas facetas do trabalho de Oliver e seu D.D. Dumbo e aponta para um futuro promissor do músico australiano.

 1,983 total views

ARTISTA: D.D. Dumbo
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts