Ouça: Fábrica

Banda carioca tira do samba a leveza e acessibilidade do estilo para criar seu misto entre Rock e MPB, com toques de Los Hermanos e Chico Buarque

 2,382 total views

A fervilhante cena carioca sempre flertou com o Samba e cada nova geração parece se apropriar do gênero de forma diferente e levá-lo para dançar com outros estilos. No começo do novo milênio, o estilo ganhou uma arrebatadora versão através de quatro cariocas que atendiam pelo nome de Los Hermanos. É inegável a influência que o quarteto teve para a música brasileira contemporânea e prova disso são os ecos da mistura entre Samba, MPB e Rock que hoje são sentidos em tantos novos artistas. Seguindo por esse está o quinteto Fábrica.

O jovem projeto encabeçado por Emygdio Costa gerou no fim do ano passado seu primeiro registro em estúdio. Homônima, a obra escancara desde sua primeira faixa as pretensões sonoras da banda, que encontra no Samba toda a facilidade e acessibilidade do estilo em canções profundamente sinceras e pessoais. Com letras poéticas e triviais, o disco se constrói à base de desilusões amorosas e pinturas carnavalescas à lá Chico Buarque.

Oriundo de duas bandas com sonoridades opostas (Stereomob e Sobre a Máquina), o grupo cria uma fusão interessante entre elas e traz também a MPB para a mistura, que ganha muita brasilidade e um suingue inconfundível. Trazendo de forma mais branda o experimentalismo sonoro de cada um dos pólos, o resultado final é encantador e arranca um sorriso do ouvinte, mesmo que seja um bem discreto.

As guitarras suingadas e, por vezes, ásperas (vindas do Indie Rock, segundo a própria banda) dão o toque de contemporaneidade ao som quase vintage do quinteto, enquanto a instrumentação extra, como os metais, em O que é que o samba tem?, e os sintetizador, em Aquela, ajudam a dar esse toque retrô à musicalidade proposta pela Fábrica – e eis que, dessa dualidade, surge um som que não é nem um, nem outro.

Sempre muito leves e veraneias, suas canções fisgam o ouvinte e o levam para dançar em uma tarde ensolarada à beira-mar. A clara inspiração em Los Hermanos e até mesmo em Chico Buarque pode ser mais um atrativo para quem é convidado a sambar ao som da Fábrica.

 2,383 total views

ARTISTA: Fábrica
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts