Ouça: FAMY

Quarteto aposta no Folk Rock tomado por suaves harmonias e vocal grandioso

 3,035 total views

O quarteto de Folk Rock FAMY é formado por Bruce Yates, Arthur Yates, Thomas Edwards e Luca Maria Galbiati. Para uma banda que começou com uma influência Punk em sua origem, o uso das suaves harmonias vocais e guitarras delicadas não poderiam ser mais diferentes do que qualquer classificação de “Punk”. Mas, de acordo com os próprios integrantes, não é tanto sobre a forma, mas sobre qual perspectiva você ouve e se deixa levar com as canções. Os quatro cresceram juntos no sul da França e faziam parte de um grupo que se conhecia da escola. Mas só os quatro decidiram seguir com a ideia da banda, e buscavam acima de tudo uma forma de se expressar.

A influência do Punk veio porque era o que eles ouviam, mas, na verdade, eles nunca tinham pêgo em um instrumento sequer antes da FAMY. Eles não ouvem muito o estilo, mas a própria banda compara o seu som com a pureza do Punk, sendo meio delicado e ousado, honesto e corajoso. Entre os nomes que influenciam seu trabalho, estão Michael Parallax, Chris Laufman, DCMC e Francis Lung. Já o som lembra muito o que Wu Lyf fazia.

O primeiro lançamento da banda foi o EP Donkey, que traz quatro delicadas e ao mesmo tempo intensas faixas. Há um sentimento de autoexaltação deles mesmos, que acabamos nos dando conta depois de ouvi-los cantar “Famy is here” no final da faixa-título do trabalho. Eles cantam quase que propositalmente como se quisessem marcar o início de uma grande história, uma grande aventura que está a caminho. É uma pista de que, por meio de sua construção épica e arranjo sonoro, um trabalho muito bonito está por vir. Também divertido, porque a própria banda traz um pouco da ideia de não se levar tão a sério.

Donkey

a Ho a Hand

Hebrew

History Lesson – Part III

a Ho a Hand foi uma das faixas que ganhou um clipe, dirigido pelo fotógrafo Richard Round-Turner, que traz o quarteto surgindo da escuridão à luz. Um dos primeiros registros da banda, como uma apresentação que faz alusão a ideia de “surgir do meio do nada”.

A banda hoje faz parte do selo Transgressive Records (o mesmo de nomes como Foals, Mystery Jets e Flume).

Recentemente, o quarteto lançou um novo single, Ava, que fará parte do próximo EP do grupo, com data de lançamento prevista para 21 de julho. O álbum de estreia de FAMY é esperado ainda para este ano. Ele foi gravado no verão de 2012, durante os dez dias que a banda passou em uma capela. Ainda sem maiores informações sobre o disco, Ava acaba nos deixando ainda mais curiosos de com vontade de ouvir mais sobre o que está por vir, como um belo registro que da continuidade à sonoridade anteriormente apresentada.

 3,036 total views

ARTISTA: FAMY
MARCADORES: Ouça

Autor:

Largadora por vocação. Largou faculdades, o primeiro namorado e o interior. Hoje só quer saber de arte, cinema, música, fotografia e sair correndo pelo mundo.