Ouça: Jan Felipe

Músico franco-brasileiro relaciona sua arte com os diversos lugares pelo qual já morou

 2,613 total views

O que mais chama a atenção na música de Jan Felipe é como ele consegue traduzir sua relação com o local que vive em poesia e, é claro, em como consegue musicar essas letras nas formas mais diversas e interessantes.

Franco-brasileiro, Jan nasceu no Rio de Janeiro e por toda sua vida se mudou de cidade para cidade, entre sua terra natal e a França, e descobriu na música a forma perfeita de lidar com sua vida nômade e de encerrar suas experiências nestes lugares em alguma forma artística. “Saudades, lembranças e vontade de trocar de vida”. Foi assim que Jan explicou sua obra ao Música Pavê no fim de 2011, ano em que lançou seu primeiro disco, Abril.

Gravada, produzida, mixada e masterizada inteiramente pelo músico, a obra agrupa uma série de influências e referências diferentes, que parecem traduzir todas essas mudanças que o músico fez em sua vida. Há um pouco do Folk, da MPB, do estilo comumente chamado de Singer-Songwriter e até mesmo alguns momentos que podem remeter às batidas do Trip Hop. Um álbum que viaja não só por estilos, mas também pela língua, contendo músicas em português, inglês e francês.

“Soubes que não queres mais se perguntar por que só andas relembrando outro lugar”, verso tirado da faixa-título do melancólico álbum, talvez seja a que melhor o resuma. Esse é um álbum sobre saudades.

Já sua segunda obra, o EP Interludes, também foi gravado enquanto o músico residia na França (ainda em 2012 e lançado somente no começo do ano seguinte) e trazia um clima bem diferente. Mais focado em voz e violão, a obra mostra visão tão melancólica quanto a de Abril, porém com um tom mais pessoal e intimista. Mais uma vez, sua obra refletia sua vida e seus sentimentos.

“Eu não sei mais como entender, a saudade sumiu e o tempo se foi”. Esse é um dos versos de sua nova faixa, Segundo Lugar (que estreou ainda nesta semana e pode ser baixada gratuitamente pelo Bandcamp do músico), que mostra a nova realidade de Jan, agora residindo novamente no Brasil há algum tempo. Tendo São Paulo como sua nova moradia (depois de alguns meses no Rio de Janeiro), o músico mostra em sua composição um arranjo mais ousado, porém bem leve e uma lírica que mostra suas mudanças sob outra perspectiva.

Um novo EP deve vir em breve, mostrando mais da atmosfera desse single.

 2,614 total views

ARTISTA: Jan Felipe
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts