Ouça – K H U S H I

Projeto de experimentalismo Folk, guiado pelo inglês Kalim Patel, encontra no Pop seu principal destaque

 3,353 total views

“Khushi”, em hindu, significa alegria, bem estar, prazer. E sinceramente eu não vejo melhores adjetivos para resumir a musica de K H U S H I, projeto encabeçado pelo londrino Kalim Patel e que com menos de um ano de existência conseguiu chamar a atenção de muita gente (e gente importante) com alguns poucos singles e demos colocados em seu Soundcloud – chegando até mesmo a entrar para o line up do festival The Great Escape deste ano sem nem mesmo ter lançado algo no formato físico ou assinado com uma gravadora.

Com uma grande carga emotiva e melancólica, Patel escolhe meios quase opostos para apresentar estes sentimentos em suas músicas, é quase como se suas canções remassem contra a maré. Apresentando faixas com grande facilidade Pop, o músico experimenta com sonoridades hibridas do Folk, Indie Pop e até mesmo Chamber Pop em um misto que ecoa em alguns momentos a doçura Folk de Lucy Rose ou Daugther, em outros os arranjos explosivos de Local Natives ou Modest Mouse e ainda o ímpeto experimental de Half Moon Run ou Radiohead.

K H U S H I – Magpie

K H U S H I – Phantoms

Por mais que ao vivo o projeto tome corpo como um grupo, é Kalim, sozinho, que se encarrega das gravações em estúdio, bem como de todo o processo de composição de arranjos e letras. Assumindo, nos shows, os vocais e o dobro (instrumento também conhecido como ressonante, uma espécie de violão com entranhas metálicas que você já deve ter visto Dan Auerbach tocando em Little Black Submarines nos shows do The Black Keys), Patel comanda seu coletivo de músicos que geram em suas faixas aquela grandiosidade (quase épica) vista em grupos como The Decemberists e Belle and Sebastian.

Outro destaque de K H U S H I é seu incrível talento como letrista, rendendo versos como “The silence will take care of itself, but I want you and not somebody else. Caught up in things we couldn’t change, but this arrow’s flying on its way” (Magpie) ou “So long, I could go on so, hold on, we can dance all night, so long, but I could go on so, hold on, we can dance all night long” (de When You Start). Impressionantemente colocados neste misto incrivelmente Pop que o músico sabe criar.

K H U S H I – You Say

K H U S H I – When You Start

O músico já trabalha em seu primeiro disco e disse em algumas entrevistas que ele é esperado ainda para este ano, porém até agora sem nenhuma confirmação sobre título ou data de estreia vieram a público. O que nos resta então é curtir os singles e esperar um disco completo para finalmente ver do que o músico é capaz neste formato.

 3,354 total views

ARTISTA: K H U S H I
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts