Ouça: Madeon

Experimente um dos novos expoentes da cena Frenchhouse, o garoto de apenas 18 anos que faz um som cheio de recortes que ganha nome de Complextro/House

 2,910 total views

Hugo Pierre Leclercq, conhecido como Madeon, é um jovem produtor francês de Electro-pop, Complextro/House ou, se ainda não estiver satisfeito, Frenchhouse. Muitas tags e pouca explicação do som, não? Basicamente, o que ele faz é adicionar a uma base de House, uma série de micro-colagens com pequenos trechos de áudio e formar um quebra cabeça sonoro com isso. Ainda está difícil de entender? Aqui está o vídeo que o garoto fez e se tornou um viral quase instantâneo, que mostra como ele monta suas músicas – o que pode facilitar bastante a compreensão (além de ser muito legal).

Nesse mash up, ele apresenta muito de seu som e de suas influências, e vemos que Daft Punk e Beatles coexistem pacificamente entre as suas preferências. Seu som já foi comparado ao Girl Talk (principalmente por esse vídeo), mas existem muitas diferenças entre os dois projetos.

Hugo foi descoberto pela empresa de software de produção de aúdio que usava. Seus remixes ficaram tão populares na internet que eles utilizaram a música Shuriken em seu vídeo de demonstração. O mais impressionante é que o garoto tem somente 18 anos, sendo que ele já começava a brincar com seus remixes aos 11, aos 15 começou a produzir seus primeiros trabalhos autorais e aos 16 já era um nome grande na cena da Frenchhouse, chegando a abrir shows para a também francesa Yelle.

Ele não inventou a roda, mas sabe muito bem como usa-la. A técnica que Madeon usa foi criada pelo DJ Akufen, que hoje em dia é um dos destaques da Microhouse.

Mas Madeon não vive só de remixes ou mash ups, o ponto forte do garoto é sua música autoral que também é feita a partir desses recortes. Esse ano, ele apresentou um single chamado Icarus que já aponta para caminhos mais pop e bem mais comerciais, e no teaser do seu próximo single ele mostra que realmente está seguindo esse caminho e, de certa forma, saindo de sua zona de conforto incorporado um vocal em sua música.

O garoto já está no underground faz um tempo e agora começa a despontar no mainstream. Nesse ano, ele já se apresentou em festivais grandes como Ultra Music Festival e Coachella. Só nos resta torcer pra que ele dê uma passada por aqui nos próximos festivais de música eletrônica.

Icarus

Finale(Teaser)

 2,911 total views

ARTISTA: Madeon
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts