Ouça: The Wytches

Trio de Brighton vem se destacando por sua sonoridade apelidada de “Doom Surf”, resultado da união do Surf Rock, Garage Rock e Rock Psicodélico

 4,712 total views

Ganhando algum reconhecimento após alguns shows de abertura para a pequena turnê do trio canadense METZ em sua mais recente passagem pela Terra da Rainha no começo deste ano, o também trio de Brighton The Wytches mostrou que sabe fazer um bom barulho e que está à altura de acompanhar as apresentações do trio de Toronto, seja em qualidade, volume ou na distorção de suas guitarras.

Bebendo das fontes Psicodélicas e garageiras dos anos 70 e do Surf Rock da década anterior, o grupo ainda adiciona certa obscuridade em suas letras e sonoridade, criando o que apelidaram de “Surf Doom” ou “Doom Surf”. E realmente esta pesada mistura criada por Kristian Bell, Gianni Honey e Daniel Rumsey pode ser classificada como tal, por trazer elementos destes extremos e ainda dar uma cara de “bad trip” a psicodelia, quase sempre tão ensolarada, da década de 70.

É só assistir ao clipe de Beehive Queen que você vai perceber como a banda consegue fazer esse crossover – além disso, é bem capaz que na sua cabeça surjam algumas comparações com o som de The White Stripes ou com os primórdios do Arctic Monkeys.

Ao mesmo tempo em que se aproximam dessa sonoridade Surf, parece haver um grande impulso que conduz o trio também ao Noise e Garage Rock, criando alguns parentescos com a sonoridade da cena californiana de gente como Ty Segall, Thee Oh Sees, Mikal Cronin, White Fence e outros. Faixas como Digsaw (que nomeia o primeiro EP da banda), House Of Mirrors (também presente neste EP) e Fragile Male For Sale mostram bem esse viés garageiro e quase trash da música do trio.

Formado no fim de 2011, o trio coleciona alguns poucos singles disponibilizados de forma oficial (seja no Soundcloud, Bandcamp ou YouTube da própria banda), mas sem nenhum grande esforço se encontra um bom material de demos ou das apresentações ao vivo (alguns até mesmo em eventos realizados pela NME e em festivais como The Great Escape, Leeds e Reading). Alguns deles você pode ver logo abaixo:

Durante os últimos meses além de uma forte turnê de shows por casas ingleses (além da apresentação no Leeds e Reading) algumas novidades foram lançadas, a principal delas é seu segundo e sombrio EP, Thunder Lizard Revisited, lançado no fim de setembro e que entre suas faixas tem o novo single She’s So Far Out.

 4,713 total views

ARTISTA: The Wytches
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts