Ouça: Trails and Ways

Banda californiana faz Dream Pop inspirado em Bossa Nova

2,358 total views, no views today

A Bossa Nova foi importantíssima não só no Brasil, mas deixou suas marcas pelo mundo e também um legado importantíssimo – não só com as icônicas músicas, mas também a estética e a sonoridade tipicamente carioca. Anos depois de seu auge, ela ganhou releituras interessantes, como a da Nouvelle Vague, com covers de músicas dos anos 80 em um clima parecido. E, mais interessante ainda, é quando o estilo é usado somente como inspiração e não como espinha dorsal do projeto, e é exatamente isso que o quarteto da Califórnia Trails and Ways faz.

A banda mistura o Dream Pop a Bossa Nova e ainda incorpora outros elementos brasileiros que os gringos adoram – o Samba, é claro, não podia ficar de fora e aparece ali em pequenas doses. Uma das maiores inspirações do quarteto vem de Jorge Ben Jor e do Samba Rock, seus ecos podem ser sentidos em faixas como Tereza que tem uma vibe bem animada que se funde perfeitamente ao clima sonhador e ameno do Dream Pop.

A Bossa Nova está aqui com uma referência entre muitas outras e a banda não segue a risca os elementos que compõe o estilo. Sua presença pode ser notada nos acordes e nas construções harmônicas que a banda faz, mas para por aí, todo o restante é o mais puro Dream Pop com sua pegada sonhadora e melodias fáceis e gostosas. Isso fica bem claro quando se ouve a faixa Nunca, que traz uma deliciosa mistura dos ritmos brasileiros com o Indie californiano em uma música pegajosa e facilmente assimilável.

A banda já tem dois EPs lançados, Territorial e Temporal, ambos de 2011, e a vibe do estilo brasileiro ficava em maior evidência neles. Agora, o Pop tomou conta e levou o grupo a buscar uma identidade maior, mesmo sem perder de vista a Bossa. Em cada um dos discos, a banda dá sua vibe “Dream Pop Bossa Nova” a uma música, como Midnight City do M83 e Animal do Miike Snow, que ganharam um clima praiano e ameno que só Trails and Ways saberia dar.

Nesse, ano lançaram um par de singles que atraiu a atenção de muita gente (inclusive a nossa). Neles, a referência ao Brasil está presente não só na sonoridade, mas também nas letras que fazem menção a vários locais do país, como São Paulo, Jericoacoara e Tijuca. Algumas cenas do clipe de Nossa foram filmadas aqui e num tom bem vintage e praiano, muito bom para a vibe da música.

Tereza e Nossa foram duas músicas que catapultaram o quarteto e já começa a se formar uma hype em volta da banda, assim como uma expectativa para o álbum de estreia, que mesmo sem nenhuma data nem previsão anunciada, nós já estamos aguardando.

Nunca

Midnight City (M83 Cover)

2,359 total views, no views today

MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts