Ouça: Van der Vous

Quarteto baiano impressiona com seu disco de estreia, “La Fuga”

2,731 total views, no views today

Daquelas gratas surpresas dignas de fazer abrir um sorriso no rosto, Van der Vous veio como uma indicação de outro integrante da equipe do Monkeybuzz. Despretensiosamente, ouvi sem fazer a menor ideia do que se tratava e o som logo caiu no meu gosto, rolando uma identificação instantânea. Me lembrou várias coisas conhecidas, como Tame Impala, Pink Floyd e The Doors, mas não consegui identificar de onde era, já que as canções em inglês e a sonoridade rica em influências diversas ajudou a manter o mistério de tudo.

Logo me interessei e descobri que se tratava de um quarteto baiano que chegou com força total em seu álbum de estreia, La Fuga, um incrível trabalho composto de dez faixas que mescla Psicodelia com um estética Lo-Fi e passa pelo Grunge, com uma pegada que lembra os sons dos anos 60 e 70. As faixas te fazem mesmo viajar pra outra época e espaço. Segundo a própria descrição da banda, são “músicas alucinógenas e tons com sonoridade onírica que te fazem viajar em outras dimensões”. Sem exageros, é exatamente isso resumido em uma frase.

A produção do álbum é da própria banda e a masterização é de Chris Hanzsek, que já trabalhou com nomes como The Melvins, Skin Yard, The U-Men e Soundgarden. A mistura de influências e estilos combinam perfeitamente para criar um som único, pedindo seguidas audições das dez incríveis faixas que compõem o trabalho.

A surpresa também vem com trechos cantados em português, como em Cirqué de Julia, que traz um som bem alegórico e fantasioso (confesso que na primeira vez que ouvi, achei que estava delirando, até voltar diversas vezes e reconhecer palavras em português).

Os poucos mais de 45 minutos de La Fuga trazem texturas e camadas ricas e curiosas que enchem os ouvidos e a mente, convidando o ouvinte a fazer uma viagem surreal, mostrando que Van der Vous é uma das bandas brasileiras a se ficar de olho, chegando com a força em seu excelente disco de estreia.

2,732 total views, 1 views today

ARTISTA: Van der Vous
MARCADORES: Ouça

Autor:

Largadora por vocação. Largou faculdades, o primeiro namorado e o interior. Hoje só quer saber de arte, cinema, música, fotografia e sair correndo pelo mundo.