Resenhas

2 Chainz – Collegrove

Colaboração do rapper com Lil Wayne é mediana e não demonstra o potencial da parceria

Loading

Ano: 2016
Selo: Def Jam Recordings
# Faixas: 13
Estilos: Hip Hop, Rap
Duração: 51:02
Nota: 2.5

Dedication, faixa que abre Collegrove, projeto colaborativo entre o rapper 2 Chainz e seu padrinho Lil Wayne – mas que é aparentemente creditado ao primeiro por problemas de Weezy com o selo Cash Money – é uma boa introdução para o que vem a seguir. A música demonstra bem a importância das parcerias no Hip Hop, principalmente através das demonstrações de gratidão do rapper mais jovem para com seu mentor.

Por ser um estilo que é visto por muitos jovens como uma das únicas oportunidades de ascensão social, é interessante ver a idolatria que eles tem por nomes que os antecederam e desbravaram um caminho que agora pode ser seguido por muitos. Esse pingue pongue entre os dois músicos permeia o disco todo e infelizmente a repetição, previsibilidade e falta de inspiração desta faixa também. A sequêcia Smell Like Money, Bounce e Gotta Lotta, é monótona e desestimula o término da audição. Felizmente, MFN Right traz uma mudança de ritmo que parece quebrar um pouco a dinâmica encontrada até o momento. É seguida pela mais densa Blue C-Note até chegar em Not Invited, que apesar de não se destacar pela temática – ressalta as mulheres que conseguem trazer para suas festas -, consegue criar um clima menos frenético com um refrão apoiado por um vocal feminino interessante e uma produção de TM88 que consegue aproximar o disco um pouco mais do que é encontrado no R&B de hoje.

Bentley Truck traz algumas ideias diferentes de como trabalhar vocais e algumas quebras de ritmo que deixam a audição menos monótona e Rolls Royce Weather Everyday, single e melhor faixa do disco, une versos básicos, um refrão pegajoso que celebra a liberdade artística e profissional do rapper e uma produção que apesar de não sair da zona de conforto, é interessante com a incorporação do que parecem ser violinos que ajudam a construir a tensão da canção.

Na temática, 2 Chainz e Lil Wayne não fogem muito do esperado, tratam de seu passado, de seu sucesso, dinheiro, fama e mulheres, o que não seria um problema caso as abordagens nos versos conseguissem fugir do lugar comum, o que não acontece aqui. Já na produção, é possível apontar momentos interessantes, mas ao final de algumas audições, a sensação que fica ao destacar como interessantes certos elementos e ideias pontuais em COLLEGROVE é de estar forçando a barra, tentando encontrar picos em um trabalho muito homogêneo.

2 Chainz e Lil Wayne, apesar de exaltarem seus talentos o tempo todo, parecem deslocados da produção atual. O Hip Hop mainstream parece estar tomando um caminho melódico muito mais interessante e com batidas menos repetitivas do que as vistas por aqui e a vertente mais alternativa do estilo tem quebrado muito os padrões, experimentado de verdade e abordado suas temáticas de forma muito mais contundente e agressiva. Aqui, tudo é muito previsível, apenas dois caras de talento a fim de colaborar sem maiores ambições.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Wiz Khalifa, Hó Mon Tchain, Big Sean
MARCADORES: Hip Hop, Rap

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.