Resenhas

A Tribe Called Red – We Are the Halluci Nation

Hip Hop, EDM e cultura indígena são reunidos em mensagem tão forte quanto o som

Loading

Ano: 2016
Selo: Radicalized Records
# Faixas: 15
Estilos: Hip Hop, EDM
Duração: 50'
Nota: 4.0

“Nós somos a tribo que eles não conseguem enxergar” – o verso inicial de We Are the Halluci Nation dá o tom do universo lírico e da mensagem que A Tribe Called Red trabalhou em todo o álbum, seu terceiro, como o brado dos descendentes das etnias indígenas norte-americanas que, antes de lutar por sua participação na sociedade e relevância cultural, precisam batalhar por voz para quem mal reconhece sua existência.

Em 50 minutos, o grupo constrói uma narrativa que dá conta de 500 anos de história, com a hostilização dos “pele vermelha” e a condição marginal sob a qual os indivíduos vivem hoje, de forma com que tantos povos e raças diferentes precisem estar unidos em uma só tribo de uma unidade plenamente ilusória – a “Aluci Nação” do título, em tradução livre.

Para passar seu recado, A Tribe Called Red apropriou-se de uma estética também marginalizada, o Hip Hop, em união a um formato bastante popular de nossos dias, o EDM, em faixas bastante variadas que carregam elementos que reconhecemos da cultura indígena, seja nos cânticos que ecoam ao longo do álbum ou da grande percussividade das músicas.

Há uma coesão bastante interessante por todo o disco, mesmo em faixas como Eanan e The Light (cantada em espanhol), com poderosos graves fazendo a ambientação e uma melancolia quase agressiva presente em todos os beats e versos. Para além do conceitual, We Are the Halluci Nation é um álbum que sabe fazer tudo isso colocando seu fator de entretenimento – principalmente por seu aspecto dançante – sempre em primeiro plano.

A Tribe Called Red conseguiu fazer uma obra que, além de você não conseguir parar de escutar tão facilmente, carrega um grande frescor em todas as músicas, seja pela qualidade das produções, pela estética tão contemporânea ou pelo ineditismo dos elementos indígenas em faixas assim – tudo dentro de uma causa de enorme relevância.

Múltiplo, dinâmico e sempre certeiro – um disco que merece ser ouvido com uma mensagem que precisa ser passada adiante.

(We Are the Halluci Nation em uma música: The Virus)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: BaianaSystem, Major Lazer, Emicida
MARCADORES: EDM, Hip Hop, Ouça

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.