Resenhas

Alessia Cara – Four Pink Walls

EP decepciona quem acreditava na personalidade demonstrada pela cantora no single *Here*

 2,892 total views

Ano: 2015
Selo: Def Jam Recordings
# Faixas: 5
Estilos: R&B, Pop, Neo Soul
Duração: 17:33
Nota: 2.5

Four Pink Walls é o primeiro EP da cantora canadense Alessia Cara. Comercialmente, o lançamento é uma estratégia acertada. Musicalmente, porém, decepciona quem acreditava na personalidade demonstrada no single Here, um dos melhores do ano. Mas ainda há esperanças.

A jovem de 19 anos era conhecida por uma série de covers que fazia no YouTube e foi descoberta pelo lendário selo americano de Hip Hop Def Jam. Logo de cara, a cantora apareceu com a pedrada que é Here, R&B da melhor qualidade, intensa, com um flow diferente, uma pegada mais Rap na forma de cantar e com um piano de fundo trazendo todo aquele clima sofisticado das melhores canções dos anos 90. A faixa instantaneamente dominou playlists, blogs, listas e até rendeu aparições em programas de TV. Num ano excelente para músicos como Miguel e The Weeknd, uma estreante conseguiu estar ao lado dos figurões com todo o mérito.

Percebendo o sucesso e a joia que estava em suas mãos, o selo correu para lançar um material mais concreto de Cara, o que resultou no EP *Four Pink Walls. Cinco faixas que serviriam de cartão de visitas da cantora enquanto não lançava um álbum completo e com singles que poderiam lhe render mais algum fôlego no cenário Pop.

No entanto, três das cinco faixas colocam Alessia Cara de volta na superlotada caixinha de cantoras Pop adolescentes e escondem os diferenciais que Here evidenciou na voz e no fôlego da cantora. No lugar, trouxe hits chiclete como tantos outros, com letras óbvias – apesar de acima da média, a colocando como porta voz dos jovens introvertidos – e produções que a inserem ao lado de qualquer cantora de covers ou participante de programas de calouros. Ambos processos que costumam eliminar as particularidades e “imperfeições” de cada voz e padronizá-las para que consigam funcionar nos mais diferentes estilos. É a música se encaixando numa voz e não a voz se adaptando à arte.

Mas a esperança veio nos últimos três minutos de EP com a faixa título. O R&B cheio de suíngue de Here volta com uma boa faixa que quebra estruturas mais convencionais da música Pop mais comercial de hoje e lembra cantoras como Lauryn Hill – ou se preferirmos ficar entre nomes mais recentes, Lianne La Havas ou Jessie Ware.

Vale a pena continuar acompanhando Alessia Cara, que demonstra que se bem aconselhada, tem talento e potencial para não ser apenas mais uma. Infelizmente, Four Pink Walls não foi criado com este objetivo.

 2,893 total views

ARTISTA: Alessia Cara
MARCADORES: Neo Soul, Pop, R&B

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.