Resenhas

Andrew Bird – Are You Serious

Bird narra a “condição humana” a partir da perspectiva da vida de casado

1,654 total views, no views today

Ano: 2016
Selo: Loma Vista
# Faixas: 11
Estilos: Indie Folk
Duração: 42:31
Nota: 4.0

“Darling, you’re not alone” é um dos versos de abertura em Are You Serious, o novo trabalho do músico norte americano Andrew Bird. Seu verso final, por sua vez, é “I think I found someone”. Tal conclusão do trabalho, que parte de um pressuposto tão evidente, é um sintoma de que, afinal, às vezes, constatar o óbvio não é uma tarefa tão fácil quanto parece.

Are You Serious, embora não seja um álbum temático, trata da vida de Bird após o relacionamento com sua esposa, além da nova realidade que se desenrola diante do casal com o nascimento de seu primeiro filho. Mais importante, trata da tremenda imprevisibilidade e das idiossincrasias que uma vida a dois (ou também, como Bird deixa implícito vez ou outra, uma vida “não mais tão solitária”), que não parece seguir um curso lógico de acontecimentos enquanto se desenrola (daí o porquê de uma conclusão óbvia não ser, afinal, tão evidente assim).

O primeiro sintoma da “luta” do artista, imerso neste universo inconstante, parece vir na sua resistência em abandonar seus trejeitos mais, digamos assim, apolíneos. Andrew Bird sempre me pareceu um artista rigoroso, quase no sentido acadêmico do termo. Um instrumentista “cdf” e um compositor cerebral. Em Are you Serious, todavia, quando canta com carinho a respeito de sua esposa , ou mesmo enquanto tenta elaborar narrativas simbólicas em suas letras, quase como num conto infantil, acaba imprimindo uma tonalidade mais ingênua às mesmas e adquire, afinal, um equilíbrio muito bem vindo para o teor frequentemente espesso com que costuma compor.

Outra estratégia do compositor está no constante jogo de palavras, que inverte as fórmulas do que está sendo dito para denotar justamente o seu contrário, como no título True Lies Low, ou, melhor ainda, como quando admite as próprias artimanhas na faixa-título do trabalho, ao nos dizer “semantics like a noose, get out your dictionaries”. E, por fim, apenas como um reforço do constante jogo presente ao longo do álbum, podemos perceber as frequentes metáforas a respeito de reações químicas (Chemical Switches é a principal neste quesito) como símbolo de nossa realidade, aparentemente sólida, mas altamente volátil.

Are You Serious afinal se mostra como uma obra muito menos encriptada do que Bird costuma produzir, e, portanto, muito mais fácil de saborear. Narra a condição humana a partir de sua própria vida, um atenuante imprevisto em sua fórmula de criação que funciona muito bem e é, afinal, um deleite para nossos ouvidos.

1,655 total views, 1 views today

ARTISTA: Andrew Bird
MARCADORES: Folk, Indie Folk

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.