Resenhas

Beak> / <Kaeb – Split EP

Eletrônica fina, orgânica e híbrida é desfiada em quatro canções poderosas

1,544 total views, 1 views today

Ano: 2015
Selo: Invada
# Faixas: 4
Estilos: Eletrônico Experimental, Hip Hop, Art Rock
Duração: 17
Nota: 4.0

Beak> é fruto da inquietação criativa do inglês Geoff Barrow, fundador e instrumentista do grupo Portishead. Essa informação curricular já deve criar uma certa expectativa e ela é mais que alcançada no split EP feito com . Nessa altura do campeonato, você já deve ter sacado que é um disco feito por eles em parceria com eles mesmos. O que talvez não seja explícito é o quanto essa “concentração de autoria” pode resultar em quatro faixas com identidades únicas e poderosas, como se realmente houvesse um duelo artístico.

Enquanto Beak> se resume ao trio formado por Barrow, Billy Fuller (Fuzz Against Junk) e Matt Williams (Team Brick), There’s No One, que fecha o split.

As quatro faixas convertem seus sentidos às mais variadas sonoridades, sendo as duas primeiras assinadas por Beak>, e as duas finais por The Meader, que, com guitarra simples e depois distorcida, encadeia um sentimento crescente de extradição. Passamos para a matemática The Broken Window, de experimentação krautiana e lampejos Dance.

É o prólogo ideal para a imprevisível e bonita When We Fall, que muito possivelmente não enxergue em si Simon & Garfunkel, mas tomamos a liberdade de fazer essa conexão para transmitir a impressão de Folk sofisticado que tivemos. Por fim, chega o Hip Hop caótico, triunfante e espacial There’s No One, que desemboca em uma claustrofóbica jam.

O dinamismo desse Split EP – o terceiro do grupo - leva Beak> à companhia de bandas como Liars e Microphones, que rejeitam veementemente o fechamento em uma única ou homogênea sonoridade. São quatro músicas de ricas expressões e climas, celebrando a beleza da música de chegar a destinos tão distantes daquilo que consideramos o ponto de partida.

1,545 total views, 2 views today

BOM PARA QUEM OUVE: Savages, Massive Attack, Liars
ARTISTA: BEAK>