Resenhas

Ben Gibbard – Former Lives

Vocalista da Death Cab for Cutie lança seu primeiro disco solo sem inovar ou impressionar, mesmo com algumas músicas divertidas

 2,160 total views

Ano: 2012
Selo: Barsuk
# Faixas: 12
Estilos: Indie Rock, Rock Alternativo, Folk Rock
Duração: 36:40
Nota: 3.0

Demorou para que Ben Gibbard finalmente lançasse um álbum solo, após seus trabalhos com a Death Cab for Cutie, The Postal Service e seus tantos outros projetos. Como é de costume em uma situação dessas, a impressão que se tem é a de que o músico aproveitou a oportunidade para investir em estilos que não cabem nas bandas, mas em faixas que devem agradar quem já acompanha seu trabalho até aqui.

E isso acontece em partes pelo inconfundível timbre de Gibbard, mas também pelas próprias novas composições que em muito lembram músicas da DCFC. Se isso pode acontecer com o single Teardrop Windows com ou Bigger than Love, certamente ocorre em dobro com Lilly, gêmea-siamesa de I Will Follow You Into the Dark, antigo sucesso da banda.

Essas comparações tentam ser quebradas com as tais experimentações que a carreira solo permite, como a mexicanidade de Something’s Rattling ou a sessentista Duncan, Where Have You Gone?, e o que fica do disco é uma pegada meio Rock Caipira, como em Broken Yolk in Western Sky, Oh, Woe (uma das melhores) ou mesmo Dream Song, que abre o disco após a introdução acapella de Sheperd’s Bush Lullaby.

Talvez essa vibe tenha a ver com algum propósito de achar a si mesmo e suas origens, daí buscar um dos mais norte-americanos dos estilos. Ao mesmo tempo, é ao se encontrar que surgem as referências aos próprios trabalhos anteriores, o que talvez defina melhor do que novas tentativas estéticas o que é um lançamento solo.

Com tudo isso, Ben Gibbard agrada, embora não impressione ou surpreenda. Não que haja uma necessidade de inovar, mas fico sem entender o porquê de ouvir seu trabalho sozinho ao invés de gastar meu tempo com o que ele fez com as bandas. De qualquer forma, funciona como um complemento ao repertório de quem não se contentou com o último álbum da Death Cab for Cutie.

 2,161 total views

BOM PARA QUEM OUVE: Wilco, Lestics, The Shins
ARTISTA: Ben Gibbard

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.