Resenhas

BenZel – Men

EP do duo revela falta de criatividade e apoio excessivo em fórmulas prontas

Loading

Ano: 2014
Selo: Friends Keep Secrets / Interscope
# Faixas: 4
Estilos: Trap, Eletrônica, Post-Dubstep
Duração: 18:37
Nota: 2.5
Produção: BenZel
Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/men-ep/id935695927?uo=4

BenZel é um nome conhecido mais por suas colaborações. O duo ganhou fama trabalhando com Jessie Ware em seu disco Tough Love, Chance The Rapper e, mais recentemente, em algumas faixas do projeto Cashmere Cat. Após anunciado o EP, ficamos curiosos para saber como um trabalho encabeçado primariamente por eles soaria, afinal todos estes registros citados anteriormente chamaram bastante atenção. Mas, para nossa surpresa, o que ouvimos em Men foi uma série de quatro parcerias e um remix, que pouco pareceram afirmar uma identidade própria de BenZel.

A primeira e a quarta faixa (Wasted Love e Touch), feita juntamente de Stevie Neale, aborda uma estética Downtempo repetitiva com vocais melódicos que não foge de um padrão entediante de músicas Pop. Já a faixa produzida com Cashmere Cat e Ryn Weaver simula um casamento entre Chillwave e Trap, usando um riff que chega a ser bastante irritante quando tocado à exaustão. Four lembra a estrutura da música anterior porém com um diferencial de ter uma faixa de Rap, que disfarça o mesmo padrão entediante de batidas e riffs no fundo. Por fim, o remix de Wasted Love evoca referências de raves dos anos 90, no melhor estilo música de fundo de balada de novela

A questão deste EP é que ele traz referências interessantes da música Eletrônica, mas não tem nada para se sobressair além do realmente é: uma cópia de padrões e estéticas. Certamente, um fã de Trap ou Post-Dubstep colocaria as faixas de Men em uma playlist, mas elas certamente seriam coadjuvantes em relação às outras. Uma espécie de “enchedor de linguiça” para preparar o ouvinte para músicas melhores. Não é um disco impossível de ouvir, mas falta uma expressão própria da banda e uma libertações de moldes estéticos.

Para registros futuros, cabe uma reflexão do duo se é pertinente continuar investindo em estruturas certas e ousar algum tipo de experimentalismo para fugir desta tediosidade. Sabemos que existe este capacidade em BenZen, afinal seus trabalhos passados ja nos mostraram isso. Cabe agora, esperar.

Um EP de fórmulas da música eletrônica sem nenhum tipo de tempero.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tennyson, Deon Custom, SBTRKT
ARTISTA: BenZel

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique