Resenhas

Bibio – The Green EP

Produtor inglês lança spin-off de seu álbum “Silver Wilkinson” encantando como sempre, mas sem grandes pretensões

 1,699 total views

Ano: 2014
Selo: Warp Records
# Faixas: 6
Estilos: Folk Eletrônico, Folk, Ambient Music
Duração: 25:53
Nota: 3.0
Produção: Stephen Wilkinson

The Green EP é o mais recente trabalho de Stephen Wilkinson em seu projeto como Bibio. Sem grandes ambições, mas usufruindo bem das facilidades que a tecnologia trouxe à produção e distribuição musical, o produtor inglês lançou uma espécie de spin-off de seu mais recente álbum, Silver Wilkinson, presente em nossa lista de Melhores álbuns de 2013.

Dye The Water Green foi a faixa escolhida para dar o tom ao restante da obra. Já presente em seu disco anterior, ela é uma das que mais representa seu estilo, uma balada sonhadora, com violão dedilhado e elementos aparentemente aleatórios, mas que na verdade são cirurgicamente inseridos por ele para quebrar a estrutura Pop da maioria de suas canções.

O restante do EP segue na mesma linha, foram faixas gravadas por Stephen em períodos diversos e escolhidas para caber dentro de um mesmo guarda-chuva sonoro e para complementar a primeira música. Você não encontrará nada novo se já conhece o trabalho do produtor, mas talvez possa ser um bom complemento para quem já curte. Digo talvez, pois o som de Bibio pede mais tempo para ser digerido, leva alguns bons meses para que alguém chegue ao ponto de dizer que esgotaram-se as possibilidades de emoções que Silver Wilkinson pode despertar. Por isso, mesmo para alguém que tenha começado a ouvi-lo em maio, logo após seu lançamento, é difícil que o disco já tenha cansado – no meu caso ainda não consegui largar Ambivalence Avenue (2009).

Aí está portanto, uma das melhores características de Bibio que se comprova em The Green EP. O inglês é um artista para ser apreciado aos poucos, compõe pensando em seu público e nada mais, sem muita pretensão. É um tipo de artista difícil de acompanhar plenamente hoje em dia, em meio a tanta variedade e tanta hype, onde a cada dia parece que estamos perdendo a revelação da década. Bibio parece ir na contrapartida a isso tudo, nos convidando a mergulhar mais fundo em sua música.

Com faixas belíssimas como Down To The Sound e Dinghy, Stephen Wilkinson nos mostra a amplitude de seu trabalho e a maneira precisa com que consegue controlar nossas emoções. A primeira é a versão chuvosa das faixas ensolaradas de seu disco anterior e serve para nos tirar do clima introduzido com Dye The Water Green e nos trazer para esta atmosfera um pouco mais reflexiva de The Green. Já as demais não se destacam tanto, funcionam mais como música de fundo do que como personagem principal, mas seguem a linha dos demais trabalhos do produtor que parece querer sempre que vejamos seu trabalho por completo e não como músicas separadas.

O EP é um lançamento interessante e que para amantes da indústria musical em si, mostra-se uma alternativa curiosa e apenas possível com as facilidade que a tecnologia proporciona a esse meio. Para quem é fã do trabalho do músico, vale esperar alguns meses enquanto Silver Wilkinson esgota seu potencial encantador para embarcar em The Green. Caso ainda não conheça Bibio, não perca tempo e comece por seu disco do ano passado, ou até mesmo por Ambivalence Avenue, sua grande obra.

 1,700 total views

BOM PARA QUEM OUVE: Boards of Canada, Washed Out, Junip
ARTISTA: Bibio

Autor:

Nerd de música e fundador do Monkeybuzz.