Resenhas

Catching Flies – The Long Journey Home

Mais três faixas inéditas do produtor inglês continuam mostrando todo seu potencial e, mais uma vez, chamam a atenção dos ouvintes dos estilos com os quais ele brinca

Loading

Ano: 2013
Selo: Independente
# Faixas: 5
Estilos: Eletrônica, Future Garage, Post-Dubstep, Trip Hop
Duração: 25:34
Nota: 3.0
Produção: Catching Flies
SoundCloud: /tracks/95357564
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fthe-long-journey-hom

Iniciando seu buzz na periferia do mundo da Música Eletrônica, o produtor britânico que atende pelo nome de Catching Flies chega a seu segundo EP com o respaldo de um bom primeiro trabalho e como um nome com potencial. The Long Journey Home segue os mesmos caminhos vistos em The Stars EP com sua musicalidade lenta e hipnótica.

Brincando com sonoridades acalentadoras e vagarosas, o produtor enfileira uma variedade de tendências e nomes que vão desde o Future Garage até a Chillwave, passando ainda pelo Trip Hop e Post-Dubstep. Por mais que se perceba isso ou aquilo, o que mais chama a atenção na musicalidade de Catching Flies é o modo orgânico (sim, esse é um adjetivo no mínimo contraditório quando aplicado à Música Eletrônica, mas faz todo o sentido aqui) com que ele une toda essa salada estilística.

Começando com Stay Forever, a obra pode lembrar logo de cara as produções de Anthony Ferraro em seu Astronauts Etc. Com batidas amenas, são as guitarras e o leve piano que conduzem a faixa. Com pequenos detalhes como o chiado do vinil, pequenas texturas e efeitos, a faixa se constrói ainda com um misto entre um falsete e um vocal processado quase caricato, porém que exala grande senso de sensualidade.

Na sequência Grey Skies, explora ainda mais o clima downtempo e da mesma forma que sua antecessora sabe utilizar muito bem os detalhes e o duo de vocais, os trabalhando com maestria nesta música. A faixa-título fecha a parte autoral do EP, apresentando algo quase descendente da Ambient Music. Com pouca presença do vocal, a faixa se empenha em unir seus poucos elementos de forma atrativa e profundamente sedutora.

A versão do iTunes ou Bandcamp, ao contrário da que é apresentada no Soundcloud do produtor, tem mais duas faixas bônus. Dois remixes para a faixa Stay Forerver (de Village e Sun Glitters), que fecham o álbum sem nenhum real impacto ao ouvinte, se o EP acabasse em sua terceira faixa não haveria problema algum. Com ou sem bônus, o EP ainda mantém a característica de mostrar potencial e não de realmente mostra-lo, por mais que as faixas tenham os melhores adjetivos possíveis.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts