Resenhas

Chance The Rapper + Lil B – Free (Based Freestyles Mixtape)

Mixtape colaborativa transparece a realidade crua do Hip Hop entre suas faixas

1,417 total views, no views today

Ano: 2015
Selo: Independente
# Faixas: 6
Estilos: Hip-Hop, Sample Based,
Duração: 36:03
Nota: 3.5
Produção: Chance The Rapper e Lil B

Chance The Rapper e seu Acid Rap marcaram o Hip Hop do começo desta década. Surpreendendo a todos com uma obra sincera e valorizando bastante a condição urbana da qual ele já é velho conhecido, o rapper natural de Chicago não descansou, fazendo uma série de parcerias com grandes nomes do Pop, como Madonna e Justin Bieber. Experiências como essas com certeza contribuíram para a formação e o amadurecimento de Chance, o que o tornou mais ágil ainda, no sentido de procurar cada vez mais novas formas de integrar o seu rap realista e ácido a novos gêneros musicais.

Apesar de tudo isso, as coisas parecem voltar ao início de sua carreira, quando o Hip Hop bruto corria em suas veias e a cultura de samples era o objeto de estudo favorito de Chance. Assim, junto de seu parceiro e produtor Lil’ B, este registro surge como uma espécie de releitura, da qual somos convidados a observar um retrato muito vívido da amizade de dois amigos gerando uma série de improvisos freestyle. Este é o mundo de ***Free (Based Freestyle Mixtape).

Pode até parecer que, pelo elemento do improviso, estamos lidando com uma obra amadora e carente de unidade, entretanto não podemos nos esquecer que e falando de Chance The Rapper e Lil B, que se auto intitula como o “rei das bases”. As coisas aqui tomam uma perspectiva de um retrato bastante vívido do Hip Hop e é justamente este aspecto cronista que deixa claro que não estamos lidando com um trabalho feito por amadores. Quando dizemos “retrato do Hip Hop” não estamos querendo dizer em um disco composto apenas por este gênero, afinal escutamos subgêneros como Trap (What’s Next) e Old School (First Mixtape).

Estamos em uma esfera que foge à música, e trata o Hip Hop como a cultura diversa que ele é: uma esfera de contatos e compartilhamento de impressões, onde cada usuário é um produtor em potencial. Dessa forma, a curta mixtape dos dois capta isto, mostrando a exaustiva pesquisa pelo sample perfeito, a divertida interação entre Chance e Lil B e o quão isso parece natural a eles.

Com diferentes humores e com uma sinceridade que nos transporta a uma realidade bastante vívida, Chance The Rapper e Lil B produzem uma mixtape interessante que pode não mostrar muitas inovações dentro do Hip Hop, mas não deixa de ser instigante. Uma espécie de confirmação da relevância de Chance The Rapper e do título empregado a Lil B.

1,418 total views, 1 views today

Autor:

Designer frustrado, julgador de capas de discos e odiador daqueles que põem o feijão antes do arroz.