Resenhas

Childhood – Lacuna

Novo álbum de Beach Punk cativa com o poder de sua nostalgia

 2,294 total views

Ano: 2014
Selo: Marathon Artists
# Faixas: 11
Estilos: Indie, Alternative Rock, Beach Punk
Duração: 46m
Nota: 3.5
Produção: Dan Carey

Faz algum tempo que descobri um poder muito forte, quase apelativo, que algumas músicas tem no efeito de minha empatia sobre elas: a nostalgia. É um fator intangível, difícil de determinar, e que, imagino, não é universal. Despertar memórias ou sensações do passado é um artifício que deve funcionar apenas graças às referências pessoais de quem está ouvindo.

Enfim, de cabeça, rapidamente, me vêm à memoria a música 1979 de The Smashing Pumpkings e o álbum The Suburbs, de Arcade Fire como dois exemplos poderosíssimos de canções que não apenas falam de nostalgia, mas evocam isso em sua sonoridade e conseguem despertar a mesma sensação no ouvinte. Dito isto, não parece por acaso que esse seja justamente o ponto forte de um grupo chamado Childhood, ainda mais com um álbum de estreia que se chama Lacuna.

Mas, já que estamos falando de memória, a primeira audição de Lacuna me remeteu imediatamene à minha primeira resenha do Monkeybuzz, de um álbum chamado (ora vejam só) Notalgia. Graças a esse álbum (do qual virei fã), fui pesquisar mais a fundo o cenário desta música que, apesar de urbana, remete muito à Surf Music e que é chamada de Beach Punk (até escrevi um artigo sobre isso, que você pode ler aqui).

Pois bem, digo tudo isto porque este tipo de estilo me cativa muito justamente por apostar (talvez inconscientemente) no poder da nostalgia, graças, a meu ver, a dois fatores principais: em primeiro lugar, a quantidade de reverb na voz e nas guitarras constrói um clima aquoso próprio para o devaneio sentimental, e, em segundo, temos as letras, que falam majoritariamente sobre ser jovem.

De fato, Childhood está longe de apresentar qualquer novidade (aliás, a nostalgia só se reforça por parecer que a banda é algum grande acontecimento vindo de 2004), além das melodias super pegajosas das três primeiras faixas de Lacuna. Se você não gosta de Beach Punk, não há muito o que ver por aqui. Agora, se te agrada um espectro sonoro que flui de Real State, passando por Oberhofer, The Drums e Beach Fossils chegando até Wavves, já pode incluir na sua playlist.

 2,295 total views

Autor:

é músico e escreve sobre arte