Resenhas

Chris Shiflett And The Dead Peasants – All Hat And No Cattle

Guitarrista do Foo Fighters se aventura pelo Country e acerta em cheio com um álbum bem produzido e coeso

Loading

Ano: 2013
# Faixas: 10
Estilos: Country
Duração: 26:46
Nota: 4.0
Produção: Chris Shiflett

Dave Grohl não é único integrante do Foo Fighters a dar suas piruadas fora das instâncias da banda. O baterista Taylor Hawkins tem uma simpática formação chamada The Coattails, oscilando entre rock dos anos 80 e 90. O guitarrista Chris Shiflett também apronta das suas e milita numa simpática formação country contemporânea desde 2010, conhecida como The Dead Peasants, que agora lança este seu segundo disco.

O barato do trabalho de Chris é que sua busca sonora é por uma sonoridade country californiana, chamada Bakersfield sound, algo que existiu ao longo dos anos 50 e início dos 60, quando surgiu na órbita desta cidade, uma onda de cantores e compositores egressos do ambiente dos poços de petróleo e das plantações próximas à fronteira com o Texas. Os mais conhecidos foram Merle Haggard e Buck Owens mas até bandas de rock queridas como Creedence Clearwater Revival, Grateful Dead e os Byrds – quando associados a Gram Parsons – e os Eagles foram influenciadas definitivamente pela sonoridade mezzo urbana, mezzo rural, com doses generosas das patifarias produzidas nos bares de honky tonk da região.

Neste disco os sujeitos (Jeff Gross no baixo, Mitch Marine na bateria, Marty Rifkin na steel guitar, Derek Silverman nos teclados, Luke Tierney na guitarra base e vocais, além do próprio Shiflett) fizeram uma pesquisa e conseguiram chegar bem próximos do que era feito justamente na fusão desta sonoridade country inicial com os sons contrabandeados de Los Angeles e San Francisco, bem como dos rincões texanos e mexicanos logo abaixo. O resultado é bem legal nos fazendo pensar se Chris não faria melhor negócio levando os Dead Peasants como seu principal projeto e deixado o FF para trás. Talvez não, o quesito diversão parece ser a grande tônica por aqui. All Hat And No Cattle é um disco só de covers, com momentos bastante divertidos. A sonoridade primeva de King of Fools e Skid Row representam Buck Owens e Merle Haggard, respectivamente, e escapam da lista de obviedades destes dois cowboys empoeirados do passado. Ainda temos Pop A To, de Jim Ed Brown, Live Fast, Love Hard, Die Young, de Faron Young e a belíssima canção de Waylon Jennings Are You Sure Hank Done It This Way?.

Além delas, outras pequenas e desconhecidas pepitas country da interseção 60/70 dão as caras, como Guitar Pickin’ Man, dos Buckaroos, Good Time Charlie’s, de Del Reeves e Playboy, grande sucesso do maior herdeiro do Bakersfield sound, Dwight Yoakan. O clima do disco é de festa no celeiro, com reverência aos mestres, mas com muita diversão e groove. Vale a pena conhecer.

Loading

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.