Resenhas

Confidence Man – 3AM (LA LA LA)

Dupla australiana se joga de vez nas pistas e homenageia o universo da dance music dos anos 1990 e 2000

Loading

Ano: 2024
Selo: Polydor Records
# Faixas: 12
Estilos: Música Eletrônica, Acid House, Trance, Techno, UK Garage, Drum’n’Bass
Duração: 47'
Produção: Reggie Goodchild, Mark Ralph, James Greenwood

O Confidence Man, formado pelos carismáticos Grace Stephenson (também conhecida como Janet Planet) e Aidan Moore (que atende por Sugar Bones), consolidou sua reputação por uma fusão entre nostalgia e hedonismo. Desde o projeto de estreia, Confident Music for Confident People (2018), a dupla australiana chamou atenção com seu electroclash irônico e coreografias inusitadas, enquanto o sucessor, TILT (2022), aprofundou a relação com as pistas de dança. A maior marca da banda, porém, sempre foram as apresentações incendiárias. O palco é onde Janet e Sugar realmente brilham: são performances teatrais cheias de irreverência e batidas irresistíveis.

Em 3AM (LA LA LA), a dupla leva a paixão pela pista de dança e a música eletrônica a um novo patamar. Se nos trabalhos anteriores eles exploravam o house e elementos de um pop eletrônico, aqui eles mergulham de cabeça no universo dance dos anos 1990 e 2000. Referências a acid house, trance, techno, UK garage e drum’n’bass estão escancaradas em faixas que misturam tudo, mas sempre através de um filtro bem-humorado – e com uma produção que tende a atualizar essas sonoridades. O registro é permeado por sintetizadores cintilantes, batidas pulsantes e vocais adocicados que, ao mesmo tempo em que emulam um passado nostálgico, conseguem fazer isso de forma fresca.

O contraste entre passado e presente fica claro até mesmo no título do álbum: uma alusão ao clássico “3AM Eternal”, do duo inglês The KLF, que com do seu acid house fez uma verdadeira ode ao “horário mágico” das festas. O Confidence Man nunca tentou disfarçar suas influências e aqui elas aparecem como forma de homenagem, mas também para recontar histórias do “dance floor”: a abertura “WHO KNOWS WHAT YOU’LL FIND” evoca os riffs icônicos do Depeche Mode, enquanto “SICKO” cria uma junção improvável de batidas industriais à la Nine Inch Nails e a sensualidade pop de George Michael, e “SO WHAT” remete ao som mais comercial propagado por Calvin Harris. São uniões meticulosas, mas que nunca se levam completamente a sério.

Com seu terceiro registro, o duo de Brisbane se reinventa mais uma vez por meio das diversas possibilidades que a música eletrônica oferece – sem nunca perder de vista o bom humor e a sagacidade das letras. Contagiante e dançante, 3AM (LA LA LA) transporta o ouvinte para a euforia de uma rave, enquanto ilumina novos caminhos dentro de uma estética marcada pelos anos 1990 e 2000. É uma celebração das sensações e uma prova de que olhar para o passado pode ser o trampolim perfeito para reinventar o presente.

(3AM (LA LA LA) em uma faixa: “I CAN’T LOSE YOU”)

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts