Resenhas

Fleetwood Mac – Extended Play

Lançamento é uma boa surpresa após dez anos de jejum da banda que tem no currículo muitos hits e um dos discos mais vendidos de todos os tempos

 3,441 total views

Ano: 2013
Selo: LMJS Productions
# Faixas: 4
Estilos: Rock, Pop Rock, Soft Rock
Duração: 17:08
Nota: 3.5
Produção: Lindsey Buckingham e Mitchell Froom
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fextended-play-ep%2Fi

Extended Play interrompeu um hiato criativo na carreira do Fleetwood Mac. Desde Say You Will, lançado em 2003 que a banda não soltava material novo. Após várias idas e vindas, desentendimentos e reconciliações, além de verdadeiros quebra paus na mídia, os integrantes remanescentes resolveram lançar quatro novas canções para download. Na verdade, três canções são da safra recente de composições feitas por Lindsay Buckingham, a saber, Sad Angel, It Takes Time e Miss Fantasy. A faixa Without You é uma velha canção dos tempos em que fazia dupla com sua esposa Stevie Nicks, numa época anterior à entrada do casal para a banda quando esta resolveu se basear na California e deixar seu passado bluesy pra trás.

A grande vedete aqui é a belezinha de Miss Fantasy, que traz de volta uma das cozinhas mais tradicionais do Rock, formada pela bateria de Mick Fleetwood e o baixo de John McVie. Responsáveis por uma levada própria, que pontua clássicos como Dreams, por exemplo, os dois colocam suas habilidades a serviço de um andamento em midtempo, fazendo o alicerce perfeito para as harmonias e vocais de Buckingham, a mente criativa do grupo desde que Stevie Nicks se contentou em ser mais compositora que performer e Christine McVie, ex-esposa de John, resolveu deixar a banda.

Extended Play é um complemento inesperado para uma formação veterana, rediviva e aparentemente contente em excursionar pelo mundo apenas revisando sua carreira gloriosa. Neste momento, inclusive, a banda viaja pelos Estados Unidos apresentando um show muito semelhante ao que vem fazendo há décadas. Nada errado nisso, afinal, os fãs vão aos shows do Fleetwood Mac para ouvir clássicos como Go Your Own Way, Songbird, Landslide, You Make Loving Fun, entre outros baluartes do California Sound da segunda metade dos anos 70, mas convenhamos, ouvir novas canções, ainda que sem muito brilho, é uma bela notícia.

Com a produção de Lindsay Buckingham e Mitchell Froom, Extended Play é uma boa surpresa e gera expectativas por um novo disco do Mac, algo que assim como The Next Day, novo trabalho de Bowie após idênticos dez anos sem gravar, encerrará um jejum longo demais para um grupo tão legal quanto o Fleetwood Mac. Enquanto isso não acontece, aproveite para conferir o relançamento do melhor trabalho deles, Rumours, que comemorou 35 anos em 2012. Este sim, um verdadeiro clássico atemporal.

Fleetwood Mac – “Sad Angel”

 3,442 total views

BOM PARA QUEM OUVE: Eric Clapton, Haim, David Bowie
ARTISTA: Fleetwood Mac
MARCADORES: Pop Rock, Rock, Soft Rock

Autor:

Carioca, rubro-negro, jornalista e historiador. Acha que o mundo acabou no meio da década de 1990 e ninguém notou. Escreve sobre música e cultura pop em geral. É fã de música de verdade, feita por gente de verdade e acredita que as porradas da vida são essenciais para a arte.