Resenhas

Fluoride – Material

Projeto de Dustin Payseur (Beach Fossils) embarca em mistura visceral entre Punk, Noise e Lo-Fi

Loading

Ano: 2015
Selo: Bayonet Records
# Faixas: 9
Estilos: Noise, Experimental, Punk, Lo-Fi
Duração: 22:36
Nota: 2.5

Por mais que o duo Fluoride seja um projeto composto por Dustin Payseur, vocalista e guitarrista do quarteto Beach Fossils, não espere grandes semelhanças entre Material e qualquer outro disco do grupo. Longe daquele híbrido entre Indie Rock, Beach Punk e Dream Pop, aqui só resta o Lo-Fi como fonte de comparação.

A dupla, formada também por Rene Nuñez (membro da banda Herzog Rising), tem uma sonoridade carregada no Noise e Punk -um som visceral, asqueroso e extremamente claustrofóbico. Assim como seu nome pode sugerir, o grupo cria algo ácido, corrosivo, e vai mostrá-lo aqui em pouco mais de 22 minutos através de nove faixas que mal passam dos dois minutos.

Elas são compostas basicamente de beats (vindos de drum machine), das guitarras de Dustin e dos vocais berrados e quase incompreensíveis de Nuñez. Apesar de utilizar poucos elementos, cada uma delas tem sua identidade própria, se apegando a esse ou aquele gênero: Glass Bricks tem uma cara Post-Punk, Who Loves Me/Who Loves You segue o clima Industrial, Mass Mind brinca com o Drone e Glitch, e por aí vai, porém todas seguindo a mesma proposta ruidosa, intensa e obscura.

Alguns poucos respiros vem com faixas como Cargo e Clay, músicas que dispensam a guitarra e mostram um ritmo mais dançante. Ainda que mais amenas, elas não são exatamente leves – podendo lembrar em alguns momentos as produções mais minimalistas e cortantes do trio Liars.

Apesar de bastante impenetrável, o disco se torna interessante em alguns aspectos, principalmente em como consegue unir uma parte instrumental bem mecânica, com o orgânico, seja com os berros angustiantes de Nuñez ou com as guitarras excruciantes de Payseur.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Nine Inch Nails, METZ, Liars
ARTISTA: Fluoride
MARCADORES: Experimental, Lo-Fi, Noise

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts