Resenhas

Frankie Cosmos – Different Talking

Sexto álbum do projeto liderado por Greta Kline mergulha em encruzilhadas emocionais de alguém que atravessa os 30 anos

Loading

Ano: 2025
Selo: Sub Pop
# Faixas: 17
Estilos: Indie Pop, Twee
Duração: 37'
Produção: Frankie Cosmos

Quando Greta Kline chamou a atenção da crítica com o álbum Zentropy lá em 2014, sua página do Bandcamp já servia de farol criativo para o sonho da música DIY. Como um repositório de ideias e escape criativo, o catálogo da artista já somava dezenas e dezenas de álbuns, feitos desde a adolescência, representando diferentes iterações da mesma mente criativa. É muito bom perceber que, mesmo com sua trajetória de anos e vagando profissionalmente dentro de selos importantes, sua verve criativa continua a mesma.

Different Talking é o sexto álbum de Frankie Cosmos. A formação atual da banda é encabeçada por Kline, à qual se juntam Alex Bailey, Katie Von Schleicher e Hugo Stanley. O quarteto elaborou um álbum de indie pop twee, estilo que passa por uma espécie de renascença depois de sua era de ouro no começo do milênio. Carregado de 17 faixas, que raramente ultrapassam os dois minutos e meio de duração, o trabalho é constituído de pequenas polaroids da vida real, breves entradas num diário – ou como diz a canção “Pressed Flower”, de flores preservadas no meio das páginas de um livro.

De acordo com uma sinopse na página da banda, o grupo acampou em uma casa no interior do estado de Nova York por um mês e meio para trabalhar em Different Talking: “Frankie Cosmos desenvolveu o tipo de conexão que só se constrói vivendo e respirando sua arte por um longo período; eles resolveram problemas de produção juntos e assistiram a filmes à noite, cozinharam um para o outro enquanto um membro gravava sozinho, os outros faziam viagens à cidade quando precisavam de um matcha ou de uma pausa. Aprender os ritmos um do outro significava que, a cada dia, eles se tornavam mais um organismo vivo e pulsante como banda, menos um conjunto de músicos construindo as músicas de Kline do que uma unidade dedicada a encontrar um mundo compartilhado dentro de cada faixa”.

Não sei se tamanha simbiose fica tão clara para quem ouve de fora, já que o trabalho parece mudar constantemente de ideia, dada a brevidade das músicas sem refrão. Nesse sentido, Different Talking parece ser não tanto um momento de comunhão, mas mais um atestado contra a lógica comercial da música. Como quer que seja, é interessante acompanhar a trajetória de Kline nessa história. Primeiro, vieram as faixas produzidas de dentro do quarto, depois a representação por selos importantes – Double Double Whammy e Sub Pop – e agora, finalmente, volta a ser ela a própria produtora, fechando seu ciclo diante de equipamentos profissionais de gravação.

Different Talking fala de encruzilhadas emocionais de alguém que acaba de atravessar os 30 anos, em cenários permeados por gentrificação, tote bags e questões com saúde mental. Como alguém com dificuldade de escolher o que quer numa padaria, Kline oscila entre pequenos gatilhos cotidianos, mergulhando em profundidades interiores, remoendo relacionamentos mal resolvidos e outras dúvidas existenciais. Com uma carreira trilhada sem concessões estéticas e amparada por timbres crispados e melodias doces, Frankie Cosmos lança mais um testemunho pessoal de seu amor à música “faça você mesmo”.

(Different Talking em uma faixa: “Pressed Flowers”)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte