Resenhas

Guilherme Granado – Homeless Loops

Disco de música Eletrônica apresenta novas facetas de músico conhecido por trabalho com Hurtmold

Loading

Ano: 2015
Selo: Propósito Records
# Faixas: 1
Estilos: Eletrônica, Eletrônica Experimental, Ambient
Duração: 27:44
Nota: 3.5
Produção: Guilherme Granado

Sobre o músico: Guilherme Granado é alguém muito ativo em diversos projetos, principalmente com sua banda Hurtmold – nome que virou sinônimo de altíssima qualidade dentro da cena alternativa paulistana. Ele já havia lançado um trabalho de música Eletrônica, Glaciers of Nice Vol. 1 em agosto e, menos de um ano depois, revela um projeto inédito bem diferente até do que o artista já apresentou dentro do gênero.

Sobre o disco: Homeless Loops vem em uma única faixa de quase 28 minutos, como se fosse um DJ-set do músico. Segundo Granado, esses sons foram produzidos em 2010, durante um período em que, por vários motivos, ele não teve acesso ao seu estúdio. Tudo isso foi feito, então, com “um sampler, um pequeno sintetizador, uma vitrola portátil e mais ou menos 25 discos”, em suas palavras. Virou algo meio Experimental, meio Ambient, com diversos climas bem diferentes dentro da narrativa proposta.

Sobre o ouvinte: Gera uma certa ansiedade ouvir um disco inteiro de uma só faixa (por mais que, à medida em que ela progride, fique fácil separar momentos distintos dentro dela), é uma verdadeira perda de controle – algo que acontece também em shows e “live-sets”, mas nunca reclamamos nesses casos -, algo que se mostra crucial na experiência de Homeless Loops. É interessante como logo entramos na dinâmica que Granado propõe: Sempre que uma seção de loops traz elementos mais tortos ou ruidosos, a próxima nos recompensa com uma melodia que se desenvolve de uma maneira mais “convencional” aos nossos ouvidos.

No geral, é tudo uma grande passagem só de ida para fora da tal “zona de conforto”, seja para o músico sem o estúdio, seja para o ouvinte preso em uma imensa faixa.

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.