Resenhas

HalfNoise – Volcano Crowe

Primeiro disco prova que este é um nome para se ficar de olho no futuro

Loading

Ano: 2014
# Faixas: 12
Estilos: Pop Alternativo, Post-Rock, Ambient Pop
Duração: 35:23
Nota: 3.0
Produção: Daniel James
Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/volcano-crowe/id924597691?uo=4

Viajar é preciso e quanto mais longe você for, melhor. Mudar de ares para compor um disco se mostra cada vez uma experiência extremamente válida. Como dito em um de nossos artigos, esquecer as preocupações de uma vida cotidiana põe o compositor em contato com sua individualidade pura e sem contaminações externas. O isolamento de Justin Vernon ao compor For Emma, Forever Ago, o retiro lisérigo de Tame Impala ao gravar Lonerism e o contato com as raízes familiares e nostálgicas de Craft Spells em seu último lançamento Nausea são exemplos claros de que viajar apenas contribui para o processo criativo. Entretanto, temos neste primeiro disco de HalfNoise, um caso específico de uma inversão de valores.

Volcano Crowe mostra como uma viagem à Nova Zelândia despertou em Zac Farro (ex-baterista da banda Paramore) um sentimento grande demais para não ser expresso em um disco. Em uma entrevista, o músico afirmou que sabia que esta jornada seria inesquecível, mas não tinha ideia da dimensão que ela traria para sua pessoa, retomando um sentimento de euforia que a rotina de trabalhar exaustivamente com arte tinha tirado dele. Junto a amigos e uma família neo-zelandesa que o hospedou, o disco tomou forma direta dos sentimentos e da liberdade que Zac experimentou.

Há uma variedade de timbres que foram utilizados no decorrer das composições. Harpas, instrumentos nativos, percusões típicas e experimentações de pedais marcam o registro, tornando a liberdade de Zac algo claro e evidente. A abertura Beggining Sounds já nos mostra de cara o clima que se mantém de fundo no disco inteiro: algo etéreo e vasto. Já a segunda faixa, Coast, mostra que o primeiro plano pertence ao campo do Pop, mas este não se torna tão comercial e enjoativo devido a dimensão e influência que o pano de fundo meio Post-Rock exerce. Ainda que Zac se isole, ainda leva consigo algumas referências de sua juventude quando tocava Pop Punk com sua antiga banda.

O disco é bem sucedido em nos mostrar esta experiência de Zac, mas ainda peca por estabelecer um vinculo profundo com o Pop. Não que seja algo ruim ou insuportável, mas parece que é totalmente impossível se isolar por completo de sua vida, uma vez que você leva sua cabeça e toda sua história para o novo lugar. Mesmo assim, faixas como All Sides, Hurricane Love e Your Ghost mostram uma evolução não só do primero EP mas do próprio Zac, que revela uma completa despreocupação de seus problemas deixados nos Estados Unidos.

Volcano Crowe revela um nome para ficarmos de olho. Seus primeiros experimentos com a liberdade se mostram bem sucedidos, mas com um longo caminho a se percorrer. Novos discos e músicas de HalfNoise, que virão, merecem nossa atenção.

Um projeto com um disco motivacional e com muito a dizer em um futuro próximo.

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique