A artista Helen Ganya perdeu a avó em 2021, o último laço com a parcela asiática de sua família. A partir daí – enquanto ainda esperava o seu álbum de 2022, polish the machine, ser lançado –, pegou um caderno e começou a anotar as diversas memórias de infância passadas na Tailândia, numa tentativa de reviver essa conexão, evitar o esquecimento e o desenraizamento com sua ancestralidade. O resultado é Share Your Care, uma pequena joia pop e um álbum com fortes acentos identitários, que transformam memórias e mensagens de empoderamento em composição musical.
Este aceno às memórias tailandesas se traduz na produção do trabalho. Embora esteja bastante ancorado pela música pop do Reino Unido, onde a artista reside atualmente, o repertório elementos, instrumentos e timbres que demarcam a sua herança cultural. Nada é feito de forma rigorosa e tradicionalista; tudo é digerido pela personalidade multicultural da artista e pelos toques do coprodutor Rob Flynn. Para compor o time de músicos do álbum, a dupla visitou um templo budista em Wimbledon chamado Buddhapadipa, onde conheceram o instrumentista Artit Phonron, que toca ranat ek, saw duang e khim. Posteriormente, trabalharam com Chinnathip Poollap, um músico na Tailândia que colaborou tocando pi, uma espécie de oboé tailandês. Se somam a eles também o artista anglo-tailandês John ‘Rittipo’ Moore, que toca flautas e saxofone.
Enquanto faixas como “Weera”, “Mekong”, “Morlan Plearn” e “Barn Nork” não deixam dúvidas de tal influência, outras como “Hell Money”, “Fortune” e “Horizon” traduzem um olhar à distância, problematizando movimentos diaspóricos e traduzindo preocupações em formatos de versos. “Did you know the land you owned / Had bodies underneath?” ela canta, “Bring the bones down to where the others are / Bring the bones down to where you lose the path / Oh the others they know where to go,” evocando temas de ancestralidade e migração. No encerramento do trabalho, a melodramática “Myna” apresenta um dueto que, embora destoe ligeiramente das faixas anteriores com seus acentos reminiscentes de música da Disney, imagina um diálogo entre a artista e seu avô – interpretado pelo músico britânico-nigeriano Tony Njoku.
Em Share Your Care, Helen Ganya canta sobre as perdas de pessoas e lugares, sobre o movimento humano e sobre ancestralidade, conversando com os mortos e refletindo a respeito do individualismo contemporâneo. Em seu álbum, a artista traz o passado de volta ao presente em forma de memória e canção, fazendo da música um sempre válido exercício de recordação.
(Share Your Care em uma faixa: “Share Your Care”)