Resenhas

Hodgy Beats & Left Brain – I Need Some Answers

Mixtape disponibilizada pelo duo não inova, mas tem ares Pop interessantes

1,572 total views, no views today

Ano: 2014
Selo: Independente
# Faixas: 11
Estilos: Hip Hop
Duração: 39:00
Nota: 2.5
Produção: Left Brain

Hodgy Beats & Left Brain são mutantes dentro da música. Já se nomearam das mais variadas formas na música, como MellowHype, duo que repete a sua formação agora, ou MellowHigh, junto a Domo Genesis. Em ambas as ocasiões, sempre mantiveram o espírito do coletivo OFWGKTA, liderado pelo polêmico e talentoso rapper Tyler, the Creator. Se a influência de seu líder sempre se refletiu na atmosfera obscura e pesadas de suas criações, sempre dosadas com ares esverdeados de maconha, também se mostraram um pouco mais acessiveis e Pop na medida do possível.

Tal constatação persiste em sua nova mixtape, I Need Some Answers, disponibilizada de forma gratuita. No entanto, se nos deparamos com um disco aberto a um público maior, mesmo sendo considerado Hip Hop Alternativo, o resultado final parece o esboço de uma série de boas ideias, mas inacabadas, e nos deixa a sensação ao mesmo tempo, de que não estamos diante de nada novo. Gang abusa da rapidez de letras e de uma batida eletrônica progressiva e extensa. Escutando-a, o primeiro nome que vem a cabeça é Danny Brown e, apesar de ser divertida em alguns momentos, não nos surpreende.

Temos um pouco de Gangsta Rap com letras sem sentido, baseadas em onomatopéias na pesada Fifafofum! enquanto temos a usual utilização de um sample de voz vindo da música negra em The Daze. Em ambos os momentos, temos boas músicas, mas, se a sua busca é por algo novo no gênero, não espere muito aqui, essa não é intenção do duo neste momento. Entretanto, o trabalho de produção apresentado com baterias eletrônicas programadas que, mesmo se mostrando um pouco restritas, sobretudo nos timbres, é perfeito para batidas, samples e instrumentações externas usadas nas canções, sendo de longe o que mais chama atenção na obra.

Vemos as batidas como o elo que realmente une o ouvinte à música, pois os versos feitos aqui não são dos mais inspirados. 7 é extremamente Pop e grudenta devido justamente ao seu refrão simples – “7,6,5,4,3,2,1” – que se refere à quantidade de dias da semana que Hodgy consegue transar. No meio de uma letra pouco inspirada, um loop de guitarra viciante, misturado a um baixo que preenche os ouvidos e uma batida simples precisa, acaba fazendo desta música básica a melhor de todo o disco. Diverte, mas não surpreende, assim como a gostosa The Daze. Ambas são perfeitas para quem não está acostumado com estilo e procura um som acessível logo de cara.

Ainda temos o peso e o experimentalismo em alguns momentos, como nas barulhentas DLX e Nowadays. As duas faixas acabam cansando em pouco tempo e nos fazem pensar que o estilo criado por Tyler, The Creator, agressivo e distinto, talvez esteja um pouco saturado. Quando brinca com o Pop, o duo consegue ser o que seu primo mais rico ainda não é muitas vezes: acessível. I am A e Belly estão ai pra provar que o lado “soft” que ambos podem incorporar pode ser um caminho mais certeiro daqui pra frente. Entretanto, I Need Some Answers segue uma estrutura do começo ao fim: diverte, apesar de não surprender, mostra novos rumos que podem ser seguidos, mas que ainda não se consolidaram. Pela sua acessibilidade, chama mais atenção de quem não está tão dentro da cena do Hip Hop. Se esse for o seu caso, terá um prato cheio durante 39 minutos, mas tenha em consciência uma coisa: existe muito mais inovação por aí e você só está diante da ponta do iceberg do estilo.

1,573 total views, 1 views today

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.