Resenhas

Inventions – Blanket Waves EP

Duo acerta ao criar pequenos contos emotivos em apenas duas faixas

 1,237 total views

Ano: 2015
Selo: Temporary Residence
# Faixas: 2
Estilos: IDM, Ambient Music
Duração: 26:00
Nota: 3.0
Produção: Inventions

Encabeçado por Matthew Cooper (Eluvium) e Mark T. Smith (Explosions in the Sky, Inventions surgiu no começo do ano como um dos projetos a ser olhado com atenção. Seu autointitulado disco de estréia, no entanto, arruinou tais expectativas ao abusar de uma “beleza vazia” carregada de drones em um estilo – Ambient Music – acostumado com a intensidade de emoções proporcionadas. Tal queda não veio a desmaterializar o que não foi concluído nas oito faixas anteriores e o seu novo EP, Blanket Waves consegue capturar a essência necessária para emocionar o ouvinte.

Dividido em duas faixas que englobam mais de 26 minutos de música, a pequena obra se divide em duas partes bem distintas e sensorais. Ao mesmo tempo, os dois momentos englobam diferentes microcosmos dentro de si – algo como diferentes “minitracks” que contam individualmente suas histórias. O começo misterioso de Blanket Waves alterna-se entre entradas emotivas de piano e uma percussão que lembra o “tic tac” de um relógio. O seu desfecho nos leva para um ambiente espacial aberto (uma praia, por exemplo), nos fazendo lembrar nostalgicamente de memórias perdidas.

Os diversos ruídos: passos, barulhos de rolos de câmeras fotográficas e outras graves sonorizações irreconhecíveis nos abrem para o momento mais emocionalmente e cinematográfico da canção: em sua metade, uma melodia acompanhada de uma bateria minimalista traz um ar de conquista inesperado de uma corrida vencida surpreendentemente. Vocais e outros elementos humanos deixam o ouvinte próximo e, às vezes, até emocionado com a beleza mais “verdadeira” do EP. Já Hearing Loss caminha para outro lado: extremamente triste e melancólica, a música se assemelha bastante com algumas faixas perdidas lançadas por Nicolas Jaar.

Vozes reversas, um piano em notas menores, choro de bebês e outros elementos de transmissões televisas longínquas nos fazem retornar à memória como auxílio sentimental. A batida da faixa é o seu grande elemento, enquanto sua segunda metade caminha para um lado mais espiritual e por vezes até banal. Isso ocorre justamente pela fragmentação que acontece, em especial, nessa faixa. Algumas transições transcorrem melhores do que outras e justamente por não serem fixas, acabam trazendo alívios sonoros necessários. O fim de Hearing Loss faz valer a pena toda a espera e deixa no ar a ideia de que a dor pode ser necessária em um processo de evolução.

Se no disco de estreia Inventions tinha dificuldade em emocionar o ouvinte, Blanket Waves EP nos mostra justamente o contrário. Semelhante a um sonho pulverizado em diferentes partes, a pequena obra nos traz algumas “minitracks” bonitas e faz crer que o caminho da Ambient Music do duo tem melhores frutos quando se foge do Drone excessivo e prefere usá-lo como um elemento curto de ruptura inevitável – a dor antes do prazer.

 1,238 total views

BOM PARA QUEM OUVE: Jovem Palerosi, Hauschka, Nicolas Jaar
ARTISTA: Inventions
MARCADORES: Ambient Music, IDM

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.