Resenhas

Jensen Sportag – Stealth of Days

Primeiro álbum da dupla mistura o Chillout com nostalgia dos anos 90 num ambiente esfumaçado

Loading

Ano: 2013
Selo: Cascine
# Faixas: 10
Estilos: Chillout, Dance Alternativo, Eletrônico Experimental
Duração: 46:22
Nota: 3.0
Produção: Austin Wilkinson e Elvis Craig
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fstealth-of-days%2Fid

Quando a dupla de Nashville formada por Austin Wilkinson e Elvis Craig lançou seu primeiro EP com o projeto Jensen Sportag, lá em 2011, pareciam muito mais próximos de um Chill Out cheio de groove, soando como um Toro y Moi mais animado, embora já dessem pistas do que esperar de seu primeiro álbum completo.

De fato, agora com Stealth of Days parecem subverter a lógica Pop de sua música, e ampliar espacialmente a pegada R&B de antes. As levadas de Prince dão agora gradativamente lugar à influência assumida de Christian Fennesz (e, logo de Ryuchi Sakamoto) nos timbres cristalinos que protagonizam sua atmosfera esfumaçada.

O clima é de uma selva tropical invadida pela neblina, com tempo frio e chuvoso (como sugerem as imagens reunidas para a parte gráfica do trabalho da dupla, veja aqui). As sensações imagéticas estão muito bem colocadas, pois é justamente essa a cara do álbum. E, tão nebuloso quanto as coisas que envolvem o álbum em si, é a sua proposta: subvertendo suas influências e trafegando de uma Dance Music elegante, um certo tipo de R&B dos anos 90, ao Chillwave Downtempo, Stealth Days confunde o ouvinte ao apresentar uma nostalgia irônica com o resgate de uma aura Smooth de vinte anos atrás. De fato, se olharmos outros nomes da música eletrônica como St. Lucia ou mesmo Deon Custom, parece que é possível identificar um certo tipo de cena se formando. De fato, os timbres de cristal, sinos cheios de reverb e percussão sussurrada sugerem, fato compartilhado pelos outros grupos citados, alguma coisa estranha vinda de um videogame da década passada com trama de ambiente lisérgico.

A cara do projeto se dá justamente neste meio do caminho desconfortável. A qualidade do álbum está no espaço entre a música dançante e o Lounge Chillout. Sem nenhum hit facilmente assimilável, o tempo necessário de escuta é a chave para a imersão na atmosfera de Jensen Sportag.

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte