Resenhas

Jeremih – Cinco de MihYo

Músico lança EP de surpresa inspirado pelo Cinco de Mayo

 1,472 total views

Ano: 2017
# Faixas: 5
Estilos: Rap, Hip-Hop, R&B
Duração: 17:40
Nota: 1.5
Produção: Bongo [ByTheWay]

O músico norte-americano Jeremih parece querer tirar o atraso criativo após enfrentar um longo período de estiagem que se estendeu de All About You (2010) até o lançamento de seu Late Nights: The Album (2015). Desde então, o artista vem diligentemente produzindo material. Nesse ínterim, pudemos assistir ao nascimento dos EPs Late Nights: Europe e também Merry Christmas Lil’ Mama, em parceria com Chance The Rapper. Seguindo a onda de “feriados comemorativos” deste último, chega até nós Cinco de MihYo, lançado de surpresa e em “homenagem” ao feriado mexicano do Cinco de Mayo.

“Homenagem”, dito assim, entre aspas, é por conta da futilidade que o trabalho evoca em relação à comemoração mexicana: pouco, ou nada, dentro de Cinco de MihYo remete às festividades da cultura. Mais grave ainda é a postura genérica do artista em relação à latinidade, que fala de mulheres cubanas ou portorriquenhas apenas como uma ideia genérica de corpos meramente sexualizados.

Jeremih ainda parece inspirado por uma linha hereditária que vai de R. Kelly até Puff Daddy, mas Cinco de MihYo derrapa na canastrice que remete à Lou Bega. Musicalmente, a produção é contida e o espírito latino tenta se refletir pelo uso de algumas linhas de violão, encorpados por um batida mais densa. Jeremih canta sensualmente dividido entre o Rap e o R&B sobre suas hipotéticas aventuras sexuais na noite de festa. “Após alguns shots de tequila”, de acordo com o artista, o projeto foi elaborado em 24 horas. Vale atentar para a fugacidade e despretensão da empreitada caso você decida aventurar-se pelo EP.

(Cinco de MihYo em uma música: Hola Mi Amor)

 1,473 total views

BOM PARA QUEM OUVE: R. Kelly, Miguel, Kanye West
ARTISTA: Jeremih
MARCADORES: Hip-Hop, R&B, Rap

Autor:

é músico e escreve sobre arte