Resenhas

Jessica Pratt – Jessica Pratt

A estreante, sua voz e violão se mostram bem encaminhados para a carreira futura. Suavidade cantada e os acordes dedilhados marcam a sonoridade da cantora.

Loading

Ano: 2012
Selo: Birt Records
# Faixas: 11
Estilos: Folk, Freak Folk
Duração: 41:00
Nota: 3.0

Mais uma debutante para o prazeroso time acústico. Apesar de vir de São Francisco, Jessica Pratt não traz o sol tão famoso da Califórnia em sua música, mas apenas em seus cabelos, e sim um tom mais nublado, mas sem chegar a ser entristecedor. Com voz macia e violão dedilhado, Jessica traz em seu disco de estreia, que ganha seu nome, uma musicalidade reclusa, soando como uma apresentação “despretensiosa” da artista para amigos sentada em um banquinho numa sala vazia com janelas semi-abertas soando como uma mistura meio Vashti Bunyan com Joni Mitchell e com Joanna Newsom em uma versão violão.

O disco se mostra belo em suas onze faixas, de uma maneira bem linear, o que poderia até ser tido como um ponto negativo em algum outro caso, passando uma obra massante e sem textura aparente. Entretanto, a californiana consegue nos trazer uma linearidade sólida, expondo bem as melodias ao longo do álbum. Porém, vale ressaltar que, futuramente, uma melhor lapidação em seus trabalhos, trazendo mais variações nas faixas, iria agregar ainda mais valor à sua sonoridade.

Instrumentalmente, o disco não se mostra complexo, pelo contrário. Entretanto, o ponto forte da beleza do álbum é a voz suave e doce de Jessica, daquelas de se fechar os olhos e relaxar. Sabendo trazer uma suavidade sem se tornar sonolenta ou com forte cadência, mostrando mais uma vez o potencial da cantora e compositora.

Como é bom ver novos nomes de vozes femininas com violão, que trazem, seja de uma maneira mais animada, triste, freak, ou dark, uma combinação que casa perfeitamente. Jessica Pratt chegou para mostrar ser mais um nome desse grupo e, com seu disco de estreia, apresentou um bom cartão de visitas. Alguns ajustes necessários, como citados anteriormente, têm tudo para nos trazer um segundo disco ainda melhor, pois o caminho da debutante está traçado.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Vashti Bunyan, Lucy Rose, Joanna Newsom
ARTISTA: Jessica Pratt
MARCADORES: Estreia, Folk

Autor:

Marketeiro, baixista, e sempre ouvindo música. Precisa comer toneladas de arroz com feijão para chegar a ser um Thunderbird (mas faz o que pode).