Resenhas

Juan Wauters – Who Me?

Segundo álbum solo do músico alia personalidade a semelhanças com seus parceiros de selo

Loading

Ano: 2015
Selo: Captured Tracks/Balaclava Records
# Faixas: 13
Estilos: Indie Rock, Lo-Fi, Folk
Duração: 26'
Nota: 3.0
Produção: Juan Wauters

O que se pode esperar de um disco de um músico uruguaio que foi ganhar a vida em Nova York cantando temas como existencialismo e Hip Hop? Pois é, Juan Wauters não é um artista nada convencional, mas também não é tão estranho quanto você pode estar pensando.

Who Me? é o segundo disco solo do músico, que tocou anteriormente na banda de Punk The Beets e fez um moderado sucesso com o disco Spit On The Face Of People Who Don’t Want To Be Cool (2009). Ainda que essa hype não tenha desembarcado por aqui, esse álbum foi distribuído pela gravadora Captured Tracks, que manteve contato com Wauters e lançou seus dois discos solo. Pode não parecer grande coisa, mas estar em um selo como esse (casa de nomes como Mac DeMarco, DIIV e Beach Fossils) faz bastante diferença para alguém está (re)começando. De fato, um “selo” de qualidade e tanto para os novos artistas.

O mais interessante é que o músico guarda algumas semelhanças com seus companheiros de selo, seja a espontaneidade lírica de DeMarco, com o instrumental Lo-Fi de DIIV ou a vibe Surf Punk do Beach Fossils. Ainda que haja paralelos, há também algo bem único na obra de Juan, seja misturar tudo isso a um Rock sessentista e praiano ou ainda a influência da Música Latina na sua. O misto se torna interessante e, mesmo com pitadas disso e aquilo, há bastante personalidade no resultado.

E por falar em personalidade, isso é algo que não falta em Who Me?. Grande parte das composições parecem ser quase autobiográficas, tangenciando as experiências de vida do letrista. Juan discursa sobre muitas de suas vidas, falando sobre uma espécie de insônia em There’s Something Still There, a vida com seus pais em This Is I e relacionamentos em Woodside Queens. Algumas faixas cantadas em espanhol (En Mi e Asi No Mas) também mostram um pouco mais de Wauters, seja pelo fato do músico cantar em sua língua materna ou pelo próprio conteúdo das canções.

No fim das contas, o disco (gravado completamente pelo músico) revela muito sobre Juan Wauters e grande parte do “gostar ou não gostar” do álbum parte também de uma relação de empatia com ele e o que ele canta – o mesmo que pode acontecer com Mac DeMarco. Who Me? é quase como uma conversa com o artista, em que ele vai te contar bastante sobre sua vida – um bate-papo que passa rápido e que é capaz de divertir o interlocutor.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Jackson Scott, Kevin Morby, Mac Demarco
ARTISTA: Juan Wauters
MARCADORES: Folk, Indie Rock, Lo-Fi

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts