Resenhas

Katy B – Honey

Disco atira para todos os lados para conquistar fisgar o ouvinte com ao menos uma faixa

Loading

Ano: 2016
Selo: Rinse/Virgin
# Faixas: 13
Estilos: Eletrônica, R
Duração: 54:14
Nota: 3.0
Produção: Kaytranada, Geeneus, Jr., Blender, Diplo, Wilkinson, JD. Reid, The HeavyTrackerz, Chris Lorenzo, Four Tet, Floating Points, Mr. Mitch, KDA ,Jamie Jones, Kate Simko, MssingNo, Novelist

Por mais diverso e maduro que o Pop esteja se tornando, sua superprodução ainda é algo bastante controverso. Assim como no novo disco de Beyoncé, Lemonade, normalmente trabalhar com vários produtor pode depor contra a unidade estética, já que cada profissional possui um método de trabalho próprio e um processo criativo único. Às vezes, isso é até algo benéfico, uma vez que a multiplicidade de personalidades traz perspectivas diferentes, como ouvido em Anti, de Rihanna. Dessa forma, a inglesa Katy B não é uma exceção aos incessantes debates do Pop e seu terceiro álbum bota a inquietude desse debate em evidência mais uma vez em 2016.

Honey traz um ponto médio na questão da superprodução. De um lado, temos um incrível time de produtores mostrando seus respectivos talentos para compor faixas dos mais variados subgêneros da música Eletrônica. Isto é um ponto positivo, pois apenas reforça a versatilidade do vocal, passando do R&B Alternativo de Kaytranada (Honey) e pelo comercial EDM de Major Lazer (Who Am I) e chegando até extremidades mais acessíveis da música experimental com a excelente Calm Down, uma colaboração de Four Tet e Floating Points. Ainda que seja bastante diverso, é um disco que atira para todos os lados, sendo que pelo menos uma das treze canções pode agradar um ouvinte. Não é exatamente o melhor jeito de captar sua atenção, mas há de se convir que é bastante esperto.

Entretanto, temos o outro lado a considerar. A falta de uma unidade, ainda mais para um artista em seu terceiro disco, é algo que nos faz repensar se é realmente tão bom ter mil produtores produzindo seu disco. Katy B é intérprete fantástica, disso não nos resta dúvida, mas estamos ouvindo seus sentimentos e impressões ou apenas reinterpretações deles? Falta um toque pessoal da cantora e, embora algumas faixas sejam realmente muito bem produzidas e construídas, fica um anseio por algo mais genuíno e, talvez, o Pop possa ter sido um tiro no pé nesse sentido.

Ficamos com um registro divertido, com ótimos momentos e poucas amostras de personalidade. Novos registros podem apontar caminhos diferentes, mas Honey evidencia um pequeno deslize na carreira de Katy B. Vamos ver se o futuro vai propor caminhos mais variados e com personalidade diluída, ou uma trajetória objetiva e com uma identidade sólida.

(Honey em uma faixa: Calm Down)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tove Lo, AlunaGeorge, Disclosure
ARTISTA: Katy B
MARCADORES: Eletrônica, R&B, Trap

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique