Resenhas

Lê Almeida – Pré Ambulatório

Agressividade instrumental se encontra com a leveza de suas letras em seu mais novo EP, o fazendo seguir por caminhos mais acessíveis, apesar da estética e sonoridade Lo-Fi

Loading

Ano: 2012
Selo: Transfusão Noise Records
# Faixas: 9
Estilos: Garage Rock, Lo-Fi
Duração: 23:00
Nota: 4.0
Produção: Lê Almeida

Em seu mais novo EP, o carioca Lê Almeida cria uma ambientação carregada de distorção, fuzz e saturação que, ainda assim, consegue manter-se leve ao abordar os mais diversos temas com uma aproximação Pop e às vezes cômica.

Em 23 minutos, ele usa uma grande quantidade de referências à música alternativa dos anos 90 e bandas que ficaram famosas por trazer o “barulho” como um de seus principais elementos. Essas influências estão distribuídas ao longo das nove faixas que formam Pré Ambulatório e que criam um novo retrato de Lê, que agora se aproxima de uma estética mais acessível, porém sem perder os elementos barulhentos e distorcidos constantes em seus trabalhos anteriores.

As guitarras abrasivas e melódicas se mostram de novo como um dos pilares de sua música, que também se apoia em seu jeito arrastado de cantar e em sua voz quase metalizada. Suas letras divagam pelos mais diversos assuntos, que são abordados de maneira leve e bem humorada. Amizade, amor e (até mesmo) calças jeans se tornam mote para suas canções.

Por mais que a aura Lo-Fi esteja presente em todas as faixas, cada uma tem sua cara, partindo para direções diferentes, mas mantendo uma boa coesão sonora: Perseguissão de Irmão tem riffs suingados e sujos, Correscondido se alterna entre momentos calmos e furiosos, alternando também entre o acústico e elétrico. A cômica Meu Jeans tem tons mais crus e que vão direto ao ponto, enquanto Deni se apresenta como uma charmosa baladinha sessentista e que, se não fosse pelas guitarras estridentes, poderia ser confundida como algum Twee tirado dos anos 90.

O contraste entre as letras suaves e a instrumentação agressiva é o que torna esse EP tão interessante, mesmo para quem não está acostumado com o som Lo-Fi de Lê Almeida. Aqui, ele consegue ter uma cara Pop sem cair nos exageros típicos do estilo e mostra que, apesar dessa estética e de todo o barulho, sua música pode ser altamente acessível e pegajosa.

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts