Resenhas

Leonard Cohen – Old Ideas

A maturidade deste veterano do Folk Rock produz uma obra densa com as reflexões que habitam a mente do artista, que entoa seus versos e questionamentos em dez belas canções neste seu 12º disco

2,341 total views, no views today

Ano: 2012
Selo: Columbia
# Faixas: 10
Estilos: Folk, Folk Rock, Blues
Duração: 41:45
Nota: 4.0
Produção: Ed Sanders

Do alto de seus 77 anos, Leonard Cohen oferece ao mundo a sabedoria de uma idade que nem todo artista consegue atingir. Sua maturidade é lúcida e seu talento continua ativo. Não se trata de um compositor com alma de jovem, pelo contrário. O canadense assume o estágio de vida em que se encontra e o sabe aproveitar muito bem em seu 12º disco, Old Ideas.

Transitando entre influências do Folk, Rock, Blues e Gospel, Cohen apresenta seu estilo de palavra falada em dez belas canções, nas quais ele continua dando voz aos seus questionamentos e reflexões sobre a vida, com istrumental mais discreto que em seus últimos trabalhos.

Com a produção do também veterano Ed Sanders (que já tinha trabalhado com Leonard Cohen anteriormente), sua interpretação rouca continua sendo a estrela do álbum, com todos os instrumentos e vocais de apoio servindo como figurantes em uma cena dominada pela voz e versos.

Tratando de espiritualidade e existencialismo, canções como a bela Show Me The Way (usada como música de trabalho para divulgar Old Ideas), Darkness e Come Healing colocam as ideias antigas do compositor ao público, e ele consegue soar contemplativo e sereno (Lullaby) e, ao mesmo tempo, quase ameaçador (Banjo).

São facetas de alguém que já viveu o suficiente para entender que alguns questionamentos nunca vão embora, o que não impede em nada que eles sejam bem utilizados em sua produção artística. O ritmo pode ser um pouco lento, principalmente pros ouvidos mais jovens, e as faixas um pouco parecidas demais entre si (e essas duas coisas são agravadas pelo estilo de cantar de Cohen), mas é difícil não se impressionar com a dimensão que ele atinge em sua arte.

2,342 total views, 1 views today

ARTISTA: Leonard Cohen
MARCADORES: Blues, Folk, Folk Rock

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.