Resenhas

LNZNDRF – LNZNDRF

Projeto paralelo de integrantes de The National e Beirut é marcado pelo improviso

Loading

Ano: 2016
Selo: 4AD
# Faixas: 8
Estilos: Post-Rock, Instrumental
Duração: 41
Nota: 2.5

Aproveitando, aparentemente, o período de pausa entre-lançamentos de seu projeto principal The National, os irmãos Scott e Bryan Devendorf juntaram-se a Ben Lanz (Beirut) para lançar o primeiro álbum de seu projeto paralelo intitulado LNZNDRF. A “nova” banda (formada em 2011 mas que só agora assiste a seu primeiro lançamento), aproveitando as “férias” endossadas pelo investimento de seu colega de banda Matt Berninger no projeto EL VY, portanto, vem acompanhada de um lançamento homônimo LNZNDRF, título que joga com as consoantes dos sobrenomes dos integrantes do trio.

LNZNDRF é um álbum marcado, majoritariamente, pelo improviso. Nasce de jam sessions realizadas no breve período de dois dias e meio, gravações essas que ganham um formato final graças à pós-produção. O improviso, aqui, configura uma espécie de homenagem à essência de seus integrantes, um retorno às origens das razões pelas quais se tornaram músicos.

Por isso, a estrutura de LNZNDRF como um todo é mais ou menos evidente. Suas faixas são essencialmente intrumentais (vez ou outra um vocal, ao mesmo tempo receoso e espontâneo, dá as caras), repetem-se insistentemente e mantém-se num nível seguro para a o jogo de confidencialidade inaudita de seus integrantes.

Essa característica “súbita” que envolve LNZNDRF, seja na criação da banda, seu processo de composição “ao vivo” ou seu método de gravação, acaba por deixar o grupo em uma posição delicada. Por mais que suas faixas funcionem muito bem como trilha sonora para outras mídias (como prova o videoclipe de Future You, abaixo), as mesmas, em si, não oferecem muito ao ouvinte, ou seja, nem pretendem ir fundo na experimentação possível (há um jogo com a possibilidades de aparatos utilizados pelo grupo, como pedais de guitarra, que soa bastante corriqueiro), nem pretende, tampouco, investir um pouco mais na estrutura de suas faixas.

LNZNDRF, apesar disso, soa suficientemente honesto e, como já dito e repetido, espontâneo. Não ultrapassa nenhum cânone consagrado, mas pode funcionar como uma boa trilha sonora para os mais curiosos da música instrumental.

Loading

ARTISTA: LNZNDRF
MARCADORES: Instrumental, Post-Rock

Autor:

é músico e escreve sobre arte