Resenhas

Luziluzia – EP 1/3 (concerto pra caixas pequenas)

Compacto gravado de forma despretensiosa serve como aperitivo para novos lançamentos do grupo

 2,187 total views

Ano: 2016
Selo: Independente
# Faixas: 4
Estilos: Rock Psicodélico, Psicodelia, Indie Rock
Duração: 22'
Nota: 3.0

Luziluzia, grupo goiano formado por membros de Boogarins e Carne Doce, lançou de surpresa seu novo EP, na promessa de dar sequência a ele com mais dois compactos nos próximos meses. EP 1/3 (concerto pra caixas pequenas) é o primeiro deles e tem como principal característica sua crueza. Não à toa, boa parte dele foi gravado por com um iPhone durante sessões de ensaio do quarteto.

Entre o Rock Psicodélico e experimentações com foco em um Rock à la Caputured Tracks, o EP serve como anteparo para quatro faixas que emanam uma suavidade. Três delas (primavera, tchau tchau e percebe essa ternura?) são guiadas por caminhos mais próximos ao que o grupo já mostrou em seu primeiro lançamento, o compacto 52 HZ, de 2013. Essas músicas são construídas por guitarras suingadas e letras mais focadas em um terreno mundano. As gravações guardam um aspecto Lo-Fi, feito, como o título indica, para caixas de som pequenas.

A segunda faixa, faxinação, tem uma proposta bastante diferente, ainda que siga o mesmo caminho Lo-Fi das demais. Ela se estende por mais de 11 minutos de uma música calcada no instrumental, porém com a adição de um sample da poetisa portuguesa Matilde Campilho recitando o poema “Roma Amor”. O resultado é incrivelmente lisérgico, fazendo o ouvinte cair um transe dado pelo mantra da guitarra e a pela manipulação da voz da poetisa em uma torrente de ecos e efeitos.

Despretensioso, o EP se mostra mesmo como um ensaio para algo maior – até mesmo é possível ouvir em algumas das faixas os músicos conversando sobre o resultado do que acabaram de criar ou ensaiar. O compacto acaba com a seca de três anos sem lançamento, instiga o ouvinte a esperar novidades da banda, mas nada mais que isso. Ele não se prova como uma obra concisa, mas como um pequeno teaser do que pode estar por vir. De qualquer maneira, é um começo interessante para uma série de lançamentos que está por vir.

(EP 1/3 (concerto pra caixas pequenas) em uma faixa: primavera)

 2,188 total views

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts