Resenhas

Majical Cloudz – Turns Turns Turns

A ambientação minimalista valoriza os desabafos líricos cantados por Devon Welsh em seu mais novo EP

 1,479 total views

Ano: 2012
Selo: Arbutus / Merok
# Faixas: 4
Estilos: Minimal, Eletrônico Experimental
Duração: 15:10
Nota: 3.5

Devon Welsh, também conhecido pelo nome de seu projeto Majical Cloudz, constrói em seu novo EP um ambiente propício para seus desabafos líricos, que ganham evidência ao contrastar com seu fundo musical minimalista, mas ainda assim aventureiro.

Há alguns anos, a música minimalista deixou de ser considerada alienígena e cada vez mais tem conquistado o público que prima pela simplicidade. Devon parece buscar essa estética, mas ao mesmo tempo criar um terreno amplo para explorar sua musicalidade. Trazendo em cada faixa um novo clima, o músico consegue fazer suas letras emergirem em meio ao poucos sons que traz a Turns Turns Turns.

Os pouco mais de 15 minutos de obra, distribuídos em quatro faixas, criam uma bela paisagem sonora que trazem referências que vão do Indie Pop ao Krautrock. A faixa-título abre o EP com batidas esparsas e texturas que são pinceladas cuidadosamente enquanto voz e sintetizador parecem dançar em uma espécie de balé. What That Was brinca com as batidas à la Krautrock, enquanto a voz de Welsh parece ganhar mais força quando canta sobre a ilusão da invencibilidade ao lado de seus amigos.

Com uma melodia quase infantil, I Don’t Believe in Anybody é a faixa mais fraca do disco, tanto em questões sonoras, quanto líricas, e sua presença consegue quebrar o clima que vinha sido construído até então. I Want to Warn You volta ao rumo que o EP seguia. Com letras profundamente tristes em versos como “All at once, all my fears come true” ou “This is not a game. I love you”, a música se constrói a base de texturas que simulam ruídos e batidas que parecem fragmentadas.

Seguindo uma estética minimalista e muitas vezes simplista, seus versos são valorizados exatamente por essa simplicidade sonora que os cercamm, o que faz deste EP algo tão interessante.

 1,480 total views

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts