Resenhas

Mike Polizze – Long Lost Solace Find

Produzido ao lado de Jeff Zeigler e Kurt Vile, primeiro trabalho que leva o nome do músico americano parece apenas tangenciar sua personalidade

533 total views, no views today

Ano: 2020
Selo: Paradise of Bachalors
# Faixas: 12
Estilos: Folk
Duração: 42'
Produção: Kurt Vile, Jeff Zeigler, Mike Polizze

Quem conhece Mike Polizze com seu projeto de Rock nostálgico Purling Hiss vai se surpreender muito com Long Lost Solace Find. Já quem está familiarizado com Kurt Vile e War on Drugs logo reconhecerá o território sonoro de um Folk urbano e contemporâneo que permeia a obra. Isso porque Vile e Jeff Zeigler (que já produziu War on Drugs) assinam – ao lado de Polizze – a coprodução a seis mãos do álbum. Não fosse a voz, seria difícil reconhecer em meio à musicalidade tão focada em timbres acústicos quem está por trás disso tudo – o que é irônico, já que, pela primeira vez, ele trabalha sob seu próprio nome.

As guitarras e os violões que adornam as faixas se mostram primorosas, ocupando espaços na nuvem sonora em dedilhados precisos. Chama atenção como o tratamento do som parece querer ressaltar a crueza dos timbres. O microfone de Polizze, consideravelmente mais alto do que os instrumentos, coloca o músico no centro das atenções, como um lançamento que carrega seu nome e sobrenome deveria fazer. Essa intenção, porém, poderia ter sido melhor aproveitada se o vocal não estivesse tão cansado em tantos momentos.

O que essa característica mais atrapalha é, na verdade, na absorção da aura Folk que a obra tenta construir. O caráter contemplativo tão característico do gênero se perde ao notarmos a voz ali no limite de sua afinação, com pouca energia – e isso não parece ser uma escolha de estilo de interpretação, mas apenas a maneira com que o músico reproduz suas músicas. Os dois melhores momentos do disco acabam sendo a balada “Wishing Well”, na qual o ritmo desacelerado combinou melhor com o vocal, e a – veja só – instrumental “D’Modal”.

A principal questão é que fica difícil enxergar sua personalidade nessas novas músicas. Ou melhor, como elas se parecem muito mais com os trabalhos que esperamos dos produtores, é necessário fazer certos ajustes não apenas em nossas expectativas ao ouvirmos Long Lost Solace Find, mas também se pede uma dose de boa vontade para escutar o que ele tem a dizer nesta sua nova fase. Enquanto é sempre bom ver artistas topando novos desafios, Mike Polizze parece ter se empenhado mais em se enturmar com o pessoal com quem anda do que em apresentar algo consistente que revele mais de si ao mundo.

(Long Lost Solace Find em uma faixa: “Sit Down”)

534 total views, no views today

ARTISTA: Mike Polizze

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.