Resenhas

Mindgarden – Cellophane

Disco de estreia do conjunto revela sua grande qualidade enquanto “psicodelista”

Loading

Ano: 2015
Selo: Honey Bomb Records
# Faixas: 10
Estilos: Psicodelia, Rock Alternativo, Stoner Rock
Duração: 55:34
Nota: 3.5
Produção: Carlos Balbinot

Afinal de contas, o que é ser psicodélico? É um gênero com características específicas? Uma sensação a ser passada integralmente para o ouvinte? Uma relação direta com a lisergia? Pode ser que seja tudo ou nada disso, mas há uma característica em específico que agrupa os pontos mais opostos deste grande estilo: o aprofundamento.

Essas bandas não procuram produzir relações imediatas e superficiais com a música que fazem, mas trazer significados mais profundos, seja em níveis sonoros ou sensoriais. É exatamente aí que Mindgarden se insere: como um dos representantes brasileiros mais vívidos da Psicodelia vista deste aspecto amplificador de imersões mundanas.

Cellophane é um disco cujo nome carrega um significado extremamente importante para a interpretação desta obra: o da transparência e do intuito de ver através das coisas além de seus significados primários. Com letras que refletem questionamentos modernos e posições existencialistas, a banda capricha em sua estreia mostrando não só o talento do produtor Carlos Balbinot, como também dos próprios integrantes da banda, que gravaram as bases instrumentais do disco em dois dias, em uma casa de 80 anos em meio à natureza.

Esta dinâmica de gravação ao vivo só tende a fortalecer os laços do conjunto, deixando as composições sólidas e afiadíssimas. É um disco que não se limita aos clichês da Psicodelia, mas explora a partícula lisérgica de cada gênero musical proposto, do Stoner Rock (Brand New Seven) a Bossa Nova (Bossa Velha). Uma ideia que revela o caráter destemido e explorador de Mindgarden, disposto a desmontar pedais e amplificadores em busca do som ideal e da lisergia mais precisa para comunicar todo o existencialismo presente nas letras.

É um disco simples, mas não por isso menos complexo. Dotado de diferentes formas de penetrar nos mais diversos temas, Cellophane faz tudo o que pode para trazer isto da forma mais direta ao ouvinte. Uma banda que cedo traz sintomas de uma maturidade musical plena e que nos convida a ficar instigados por novidades em um futuro próximo. Um disco forte e insaciável.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Terno Rei, Mahmed, Hurtmold
ARTISTA: Mindgarden

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique