Resenhas

MNDSGN – Rare Pleasure

Um dos nomes mais relevantes da lendária Stones Throw faz sua “estreia com banda” em disco sofisticado em som e mensagem

 808 total views

Ano: 2021
Selo: Stones Throw Records
# Faixas: 13
Estilos: R&B, Synth Funk, Jazz Fusion, Library
Duração: 37'
Produção: MNDSGN

Rare Pleasure (2021) já é o terceiro disco que MNDSGN (lê-se ‘Mind Design’) lança pela lendária gravadora Stones Throw Record – mas só neste último lançamento temos um encontro mais profundo com conceitos que realmente moldam a mente do cantor, beatmaker e produtor de origem Filipina. Batizado Ringgo Ancheta, o artista chamou atenção junto a Devonwho e Knxwledge, parceiros de longa data na vanguarda da mais recente cena de produtores de Los Angeles. Após lançar bons trabalhos orientados para o beatmaking, MNDSGN faz de Rare Pleasure sua estreia com uma banda completa, de artistas escolhidos a dedo, um dream team.

Na escalação desse time responsável por dar vida e corpo as composições do artista, temos Kiefer (piano), Swarvy (guitarra, baixo), Will Logan (bateria), Carlos Niño (percussão), Fousheé, Devin Morrison, Anna Wise e Jon Bap (voz) e outros grandes músicos da cena contemporânea de Los Angeles, todos amigos próximos do artista. Caso não os conheça: dá um Google em cada um, vai valer a pena. Em Rare Pleasure, MNDSGN quer transmitir uma mensagem muito simples: viver é massa, vei! A ideia do disco é apreciar a vida, compartilhar ela com as pessoas que você ama e contemplar os simples momentos de alegria.

Ringgo também não faz questão de esconder suas influências. Gêneros e referências que fazem parte de sua caminhada, como o Synth Funk e o Jazz Fusion japonês de Casiopea e T-Square, estão presentes, mas digamos que o artista também dá um pulinho no Brasil. Não seria absurdo supor que MNDSGN ouviu A Bad Donato (1970), investida de João Donato (com toque do parceiro Eumir Deodato) no psicodélico americano de sotaque tupiniquim. A library music, de trilhas sonoras de background feitas para TV, rádio e cinema do século passado, também marca presença forte, e “Truth Interlude” é nada mais, nada menos, do que um cover desta vinheta da Jovem Pan. Rare Pleasure também dá nome aos temas que permeiam o disco. Em entrevista para o blog da Stones Throw, o artista comenta que a coleção de faixas simboliza nossas experiências de vida e os momentos em que às vezes somos revisitados pelas mesmas lições e aprendizados, mas de formas e aparências diferentes. Palmas.

No “debut com banda” de MNDSGN, tudo é entregue com muito cuidado, e não apenas musicalmente. A voz constantemente doce e branda deixa o ouvinte levinho para receber as mensagens afáveis e até mesmo fraternais que o artista transmite. “Hope You’re Doing Better”, uma cápsula sobre aprender a amar à distância, apresenta MNDSGN como o amigo que dá força e aconselha para seguir em frente. “Always holdin’ on to something that’s gone / You never owned and was never gonna be yours”. Em “Medium Rare”, ele pergunta de maneira singela: “Love is always knocking on your door for you/ Fear is just a comfy queen-size bed/ Won’t you get up and start your day?”. Longe de qualquer papo de coach ou positividade tóxica, a presença de MNDSGN é apenas genuína e sincera. Ele parece refletir para o ouvinte e para si mesmo.

“Masque” é dedicada à coragem de se colocar vulnerável em uma relação amorosa, enquanto “Slow Dance” é literalmente um “toca uma lentinha aí, meu patrão”, um convite a uma dança adois quase tântrica, meditativa, sem pressa nenhuma de acabar. “If you slow dance/ We could really take time to get to know each other”. Ao terminar a audição, a impressão que fica é a de que o amor como prática cotidiana parece ser a principal ferramenta que Ringgo Ancheta usa para seu design mental. É um princípio de vida distribuído de maneira tão sofisticada ao longo de 13 excelentes faixas, que fica difícil não querer ao menos experimentar ser um moleque tranquilo e amoroso como MNDSGN. E que, além de tudo, faz um sonzaço.

(Rare Pleasure em uma faixa: “Hope You’re Doing Better”)

 809 total views

ARTISTA: MNMNDSGN