Resenhas

Nick Hakim – WILL THIS MAKE ME GOOD

Injetando psicodelia no Rap e no R&B, segundo álbum reflete ansiedade e incerteza, mas mira a redenção

334 total views, no views today

Ano: 2020
Selo: ATO Records
# Faixas: 12
Estilos: Hip Hop, Psicodélico
Duração: 52’
Produção: Nick Hakim

Nick Hakim compôs o seu segundo álbum sem saber necessariamente que o estava fazendo. Seguindo um ritmo de trabalho que seria visto como experimental há pouco tempo, mas completamente dentro da “normalidade” dessa loucura pandêmica que vivemos, o músico passou seus últimos meses fazendo música despretensiosamente, lutando contra um bloqueio criativo.

“Por um tempo, eu não consegui escrever”, ele escreveu em seu site oficial, “eu trabalhei em novas músicas, mas não conseguia encontrar as palavras certas. Afinal, esse período foi só uma construção de três meses de expressão que levaram a esse álbum”. Assim, WILL THIS MAKE ME GOOD é um trabalho processual, que se revela apenas depois de estar pronto.

Como era de se esperar, as músicas por aqui vivem num estado de paralisação pela ansiedade. Em algumas faixas, ele fala de sentimentos apocalípticos, imaginando uma Nova Iorque que gradativamente submerge a catástrofes ambientais e, em outras, observa amargurado a violência policial contra a comunidade negra no país.

Há também, no entanto, espaço para a esperança e para a celebração do amor: “Espero que esta música aumente a consciência sobre onde estamos agora. Sobre como vivemos no planeta, sobre como tratamos nossos vizinhos. Sobre a comunidade. Sobre o que pode nos curar e sobre o que não pode […] Sobre respeitar e amar as pessoas à nossa volta, porque um dia eles não estarão aqui – ou você não estará”. Por mais temerárias que a sequência de faixas possa parecer, vagando sem rumo definido, WILL THIS MAKE ME GOOD aponta sempre para uma redenção final.

Inspirado pelas mixtapes do Rap, e pelo R&B psicodélico, WILL THIS MAKE ME GOOD se encaixa em um cenário pós-Frank Ocean. Alinhada com a contemporaneidade, a produção do trabalho dialoga com os beats lo-fi do Hip Hop e com o Indie psicodélico, dois dos gêneros musicais em maior evidência nos últimos anos. O andamento é sempre desacelerado e as harmonias vertiginosas. O ruído e a falta de estrutura das canções denunciam o sintoma de uma sociedade alimentada pela incerteza.

O álbum intensifica a proposta de Nick Hakim em relação ao que foi a sua estreia Green Twins (2017). Aqui, aumentam os efeitos, aumentam os espaços e aumenta a lisergia. Nesse sentido, WILL THIS MAKE ME GOOD é um disco que reflete o estado ansioso dos últimos meses, sublimando-o em algo contemplativo: um álbum sem começo nem fim, assim como são os dias que parecem não avançar durante a pandemia.

(WILL THIS MAKE ME GOOD em uma faixa: “ALL THESE CHANGES”)

335 total views, no views today

ARTISTA: Nick Hakim

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.