Resenhas

No Joy – More Faithful

Grupo inicia nova trajetória rumo ao Dream Pop

1,154 total views, 1 views today

Ano: 2015
Selo: Mexican Summer
# Faixas: 11
Estilos: Shoegaze, Dream Pop
Duração: 36
Nota: 3.0
Produção: Jorge Elbrecht

A explosão de guitarras distorcidas e bateria que inicia Remember Nothing, a primeira faixa de More Faithful, o novo álbum do grupo canadense No Joy, serve mais para deixar os desavisados em estado de alerta (ou, quem sabe, para afastar aqueles ouvintes mais desinteressados) do que como um “introdução” ao álbum, de fato. Embora o apreço de No Joy pelo fuzz e pela distorção seja praticamente uma marca registrada do grupo, que consagrou-se nos meios alternativos como um dos mais promissores representantes do Shoegaze contemporâneo, quem manda em seu novo trabalho é a nebulosidade do Dream Pop.

Embora o uso do reverb ainda seja o pilar estrutural de No Joy, aqui, o apelo à nostalgia não é o principal recurso estético, como se vê em tantas outras bandas mais próximas do Beach Punk. Aqui, o sintoma “geração Y” em voga é uma certa escuridão melancólica temperada pela acidez do humor sarcástico e pela despretensão. A capa do álbum, com seus integrantes amontoados numa sala de ensaio em branco e preto, dá o tom exato do podemos esperar de seu conteúdo.

Nada grave, nem sequer negativo, mas, caso você esteja acostumado com o trabalho de No Joy até agora, vai notar que, se por um lado Jasamine White-Gluz e Laura Lloyd (agora liderando um quarteto ao lado de Garland Hastings e Michael Farsky) apostam na fartura de efeitos de voz e pedais de guitarra para criar sua atmosfera confusa e nebulosa (um Soft Shoegaze, talvez?), de outro, assume-se cada vez mais a doçura de um Dream Pop distorcido. More Faithful é uma faceta mais serena de No Joy e que consegue soar perfeitamente coerente mesmo em meio a imensidão de camadas de suas músicas. Arrisco dizer, uma leve curva em sua trajetória rumo ao Pop.

1,155 total views, 2 views today

BOM PARA QUEM OUVE: Nai Harvest, Joanna Gruesome, Tripwires
ARTISTA: No Joy
MARCADORES: Dream Pop, Shoegaze

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.