Resenhas

Nuven – Partir

Disco de Gustavo Teixeira traz extrema sensibilidade para com o universo onírico

Loading

Ano: 2016
Selo: Balaclava Records
# Faixas: 8
Estilos: Dream Pop, Ambient Pop, Indie Pop
Duração: 24:26
Nota: 3.5
Produção: Gustavo Teixeira

Como transpor um sonho? Por mais que consigamos lembrar de situações e sensações que vivenciamos enquanto sonhamos, relatá-lo com exata precisão é sempre uma tarefa difícil. Além de serem memórias bastante fugazes, nossos sentidos captam esses estímulos de formas muito singulares e mostrar isso para alguém que não seja você é tão complicado quanto traduzir um livro para um idioma que você desconhece. A música vem como uma solução bastante útil ao dilema, pois é um suporte extremamente sensível ao sensorial, mas, mesmo assim, a tarefa permanece árdua – porém, não impossível. Com isso, Gustavo Teixeira nos mostra seu relato extremamente pessoal e introspectivo de seus sonhos por meio de seu projeto Nuven.

Partir é um registro de um universo subconsciente e, para isso, é necessário um ouvido sensível às texturas que nossa mente cria durante nosso sono. A partir de uma exploração intensa de timbres de sintetizadores, pads etéreos e baterias eletrônicas, Gustavo molda cada composição com diferentes humores, mas iguais em fantasia. É um disco imaginativo, no qual a construção dos ambientes tem tanto um propósito narrativo, quanto jornalístico. É como se Gustavo estivesse retratando seu sonhos de forma fidedigna, mas também esperando que nós ouçamos esses microcosmos trazendo um pouco de nossas interpretações. Uma via de mão dupla em que trocamos sentidos e significados de nossas experiências lúdicas.

O disco começa com Vista, uma faixa que evolui com cada elemento novo que surge ao decorrer de sua reprodução. Escape traz timbres aéreos, com delays rápidos, trazendo uma sensação plena de um voo fantástico. Hold é distante e fria em alguns momentos, mas interessantes escolhas das distorções difusas nos sintetizadores tornam este gelo bastante acolhedor. Já Trago traz uma ambientação mais densa, onde as sobreposições de samples e diferentes sonoridades remontam a uma sensação de derretimento pleno. Ale Sater empresta sua voz para tecer a desconcertante Entre Águas, que gera uma poluição sonora que hostiliza o ouvinte, ao mesmo tempo que o cativa. Por fim, Remoto termina este relato trazendo hipnotizantes frases de guitarras, bem como improvisos vocais que ajudam a tecer a textura final da música.

Partir é um trabalho que revela a exímia qualidade de produtor de Gustavo Teixeira. Mas além disso, mostra como sua sensibilidade consegue transpor uma linguagem onírica e pessoal em algo musical e universal. É um registro que traz infinitas possibilidades para o futuro do produtor, mas que também consegue afirmar um capítulo bem escrito em sua trajetória. Dá vontade de chamar Gustavo para nossos subconsciente e traduzir nossos sonhos.

(Partir em uma faixa: Trago)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: MASM, Sentidor, Tycho
ARTISTA: Nuven

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique