Resenhas

Oberhofer – Notalgia

Com álbum curto de cinco faixas, banda lança uma obra empolgante e precisa de sua Surf Music Lo-Fi

2,747 total views, 1 views today

Ano: 2013
Selo: Glassnote
# Faixas: 5
Estilos: Indie, Surf Music, Lo-Fi
Duração: 15:27
Nota: 4.0
Produção: Brad Oberhofer
SoundCloud: /tracks/85170416
Itunes: http://clk.tradedoubler.com/click?p=214843&a=2184158&url=https%3A%2F%2Fitunes.apple.com%2Fbr%2Falbum%2Fnostalgia-ep%2Fid657

O fenômeno bem sucedido da Surf Music nova-iorquina parece não fazer sentido a princípio. Como jovens do Brooklyn, bairro de uma das maiores metrópoles do planeta, se apropriam das guitarras cheias de reverb com riffs pegajosos vindas das ensolaradas cidades litorâneas para mesclar temas outrora reivindicados por algumas vertentes do Punk Rock, tipicamente juvenis e inconsequentes – estes sim, mais facilmente associáveis à atmosfera urbana? Talvez seja um correlato bastante interessante do fenômeno que acontece contemporaneamente no Brasil, com a atual Música Eletrônica do Rio de Janeiro, ou com o Folk e a MPB de São Paulo, por exemplo.

De qualquer modo, seguindo a linha Lo-Fi de outras bandas como Beach Fossils e The Drums, também nova-iorquinas, o novo EP de Oberhofer é empolgante e cumpre muito bem o papel a que se presta. Num jogo de palavras bastante interessante em seu título, Notalgia nega o sentimento de apego ao passado e se levanta como defensor da vitalidade jovem.

Notalgia tem o grande mérito de parecer despretensioso, embora suas composições sejam muito bem elaboradas para o estilo que se propõe a fazer. As cinco músicas se encontram no ponto certo, alternando entre faixas de transição sem título e recortes de gravações de voz confidenciais, fazendo com que o EP se articule de modo sincero e eficiente. Em suas letras bastante simples, e, justamente por isso, fazendo parte de um terreno propício para qualquer desvio na dose, com alto risco de recair em clichês, não deixam transparecer nenhuma obviedade.

Cheio de vitalidade sincera e aparentemente vazio de esperanças grandiosas na vida, mesclando perspectivas com sua “Surf Music Punk da cidade grande”, Oberhofer atinge o equilíbrio essencial de contrastes para deixar sua obra na medida certa, simples e precisa.

Oberhofer – Ear Plugs

2,748 total views, 2 views today

BOM PARA QUEM OUVE: Beach Fossils, Wavves, The Drums
ARTISTA: Oberhofer
MARCADORES: Indie, Lo-Fi, Ouça, Surf Music

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.