Resenhas

Phoria – Display EP

Segundo EP do grupo inglês revela maior maturidade ao lidar com sua mistura entre R&B e Post-Dubstep

Loading

Ano: 2014
Selo: X Novo Records
# Faixas: 4
Estilos: R&B, Post-Dubstep
Duração: 16:53
Nota: 3.5
SoundCloud: /tracks/154524424

Display surge quase como uma autoafirmação do som inaugurado pelo quinteto inglês Phoria em seu ótimo EP de estreia, Bloodworks. São mais quatro faixas que provam de vez a potência da mistura envolvente e por vezes sensual de seus arranjos híbridos entre R&B, Post-Dubstep e outros elementos eletrônicos que servem para amarrar estas duas pontas.

Por isso, o EP começa com Emanate, faixa que mais escancara suas referências. Ela se constrói a partir do ritmo conduzido por palmas, estalar de dedos e percussão corporal, crescendo lentamente e adicionando os elementos um a um, como as camadas de sintetizadores, teclado e os samples. As vozes, seja a de Trewin Howard ou do “coral” que o acompanha, ganham muito destaque e criam um clima grandioso e “épico” para a canção.

As próximas três faixas caminham livremente entre os dois extremos sem necessariamente chegar a um deles. Undone, por exemplo, busca em seu arranjo emaranhar vozes etéreas e o silêncio (à la James Blake) com sintetizadores aconchegantes e um piano dramático; Atomic mais uma vez parece buscar inspiração em Radiohead com sua guitarra dedilhada, ritmo marcante e sintetizadores nevoentos – algo que pode lembrar também uma versão eletrônica de Half Moon Run; Efforttobreathe fecha o EP com arranjos minimalistas, em que um cavernoso sintetizador se encontra com uma bateria simplória e com os ótimos vocais de Trewin – sendo a mais potente e melhor música da pequena obra.

Mais uma vez, o problema é ser curto demais. O quinteto de Brighton tem uma mistura incrível em suas mãos e que pode funcionar muito bem em uma obra maior. Só nos falta agora esperar por um disco completo ou mesmo compilação dos primeiros singles do grupo.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Oceaán, Four Tet, James Blake
ARTISTA: Phoria
MARCADORES: Post-Dubstep, R&B

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts