Resenhas

Rusko – ! Volume 2

Segunda parte da série de EPs continua tão experimental e abstrata quanto a primeira

 1,459 total views

Ano: 2014
Selo: Universal
# Faixas: 6
Estilos: Dubstep, French House, Chiptune
Duração: 18'
Nota: 3.5
Produção: Rusko

Em ! Volume 2, Rusko segue exatamente de onde parou em !. A primeira parte dessa série de EPs de Christopher Mercer mostrava o produtor adicionando tantas outras coisas ao seu Dubstep (estilo que o fez despontar na cena Eletrônica) e, nesta segunda, parte o mesmo acontece. São seis faixas divertidas, animadas e que expandem o universo seu sonoro músico – uma espécie de exercício de criativade ou estímulo a se desprender de suas raízes que deu muito certo.

O EP começa com Saxophone Stomp, faixa que traz um pouco de 8-Bit (ou Chiptune) à musicalidade do produtor. Pesada, sintetizada e esquizofrênica, ela serviria como trilha sonora para um chefe de fase naqueles vídeogames antigos. Na sequência, I Wanna Mingle também experimenta com o estilo, porém se torna um turbilhão de sons (incluindo latidos, timbres diferentes de sintetizadores, gritos e efeitos sonoros cartunescos), se mostrando a faixa mais esquizofrênica de todo o registro.

Lytah se apega ao House dos anos 90 para botar seus ouvintes para dançar, Slappy Pappy mostra uma espécie de fusão entre French House e Nu-Disco (algo como o encontro de Cashmere Cat com Breakbot), Fusion Jam tem um pézinho no Jazz e deve agradar fãs de Flying Lotus e Thundercat. Vaminos fecha o EP também de forma esquizofrênica, misturando Trap, ritmos látinos e Dubstep – isso tudo ao mesmo tempo em que o produtor despeja diferentes timbres de sintetizadores, além de efeitos e drops típicos do “Dubstep moderno”.

Mais como um exercicio criativo do que uma obra pensada como tal, ! Volume 2 consegue fazer sentido mesmo em sua total esquizofrenia. O caos traz para para o pequeno EP seus elementos mais intetessantes. Veremos como será o terceiro volume da série.

 1,460 total views

BOM PARA QUEM OUVE: Caspa, Skrillex
ARTISTA: Rusko

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts