San Cisco – San Cisco

Quarteto australiano mantém seu Indie Pop pegajoso, mas peca na hora de unir ideias, sonoridades e todos os elementos que trouxe ao seu álbum de estreia

2,078 total views, 1 views today

Ano: 2012
Selo: Fat Possum Records
# Faixas: 12
Estilos: Indie Pop, Pop
Duração: 38:50
Nota: 2.0

Ser considerado pegajoso ou Pop de forma alguma é algo pejorativo, ainda mais se tratando de um mercado tão disputado que a cada dia parece revelar uma nova banda que assuma esses adjetivos. Então, esse pode, quando bem utilizado, ser um grande diferencial. O grande problema é se ater somente a eles na hora de compor ou produzir um álbum. Essa aproximação acaba por criar obras que são extremamente fáceis de ouvir, mas também muito fáceis de esquecer. O primeiro disco do quarteto australiano San Cisco sofre desse problema e, por mais que apresente algumas ideias, melodias e sonoridades interessantes, o disco soa como um apanhado deles sem um cuidado especial em uni-los de alguma forma.

O disco leva o nome da banda, o que sugere também que esta é sua identidade, um registro de quem ela realmente é. Se assim for, o álbum pode mostrar também certa pressa do quarteto em se mostrar ao mundo, pois muitas das músicas aqui soam ainda incompletas ou má desenvolvidas, levando o disco a parecer uma grande bagunça feita por adolescentes que, por mais sejam talentosos (o que realmente acontece aqui), não tem a maturidade suficiente para agrupar todos os elementos de forma construtiva.

San Cisco não apresenta nenhum momento realmente marcante, como os vistos nos EPs anteriores a essa álbum. Existem ideias, batidas e algumas melodias interessantes, mas na hora de uni-las e formar uma canção os elementos parecem estar dispersas e não se comunicam da forma que deveriam. Fora isso, o álbum ainda tem momentos em que apresenta linhas de guitarra e sintetizadores que mais me parecem feitas por alguém que acabou de aprender a tocar os instrumentos, o que consegue arruinar músicas inteiras, caso de Beach,Mission Failed, Fred Astaire ouToast.

Mesmo com todos esses problemas, é inegável a qualidade do quarteto em produzir músicas dançantes e incrivelmente pegajosas. No Friends é um desses momentos e a explicação talvez seja a tentativa de mantê-la simples, usar uma única ideia e não alongá-la por mais de dois minutos. Awkward, ainda o maior single da banda, é mais uma prova disso, mas curiosamente não está presente no álbum. Uma pena, pois seria a melhor música da obra.

De maneira alguma, esse será um disco difícil de ouvir, mas também passara em branco se você não estiver prestando atenção. É aquele tipo de Pop inofensivo em que, na verdade, tanto faz quem esteja tocando, a música é capaz de falar por si só, mesmo que não tenha o que dizer.

2,079 total views, 2 views today

ARTISTA: San Cisco
MARCADORES: Indie Pop, Pop

Autor:

Desde criançaa apaixonado por música, consumidor compulsivo de hamburguer e chato